Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

O Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um sentimento de uma apreensão constante, uma preocupação exagerada e de difícil controle, que causa prejuízo na vida do indivíduo.
O TAG tem manifestações físicas e emocionais. Os sintomas físicos mais comuns são tensão muscular, dores de cabeça, sudorese, náusea, diarréia, dores generalizadas pelo corpo, boca seca, palpitações, sensação de fôlego curto, sensação de desmaio, vontade de urinar a todo instante, mãos e/ou pés frios, sensação de vazio no estômago. Os sintomas emocionais mais freqüentes são irritabilidade, insegurança, esquecimento, insônia, dificuldade em se concentrar, medos e preocupação exagerada.
As causas do TAG são multifatoriais, ou seja, tem diversos fatores. Há uma predisposição genética, causas ambientais e história de vida. Tem algumas substâncias que contribuem para o surgimento do TAG, tais como nicotina, energéticos e cafeína.
O diagnóstico é feito pelo médico e deve-se descartar outras causas orgânicas que levam a sintomas semelhantes, tais como uso abusivo de substâncias, alteração tireoidiana e diabetes. Devemos também avaliar se não há outra doença neuropsiquiátrica associada. Sabemos por exemplo que 60% dos casos de TAG estão associados a depressão.
É necessário buscar a avaliação médica o mais breve possível para se iniciar o tratamento em farmacológica associado à psicoterapia. Quanto mais cedo iniciar o tratamento menor o prejuízo na qualidade de vida do indivíduo acometido.

Se junte à conversa

7 comentários

  1. Semprei achei isto, que ansiedade e depressão eram duas faces da mesma moeda, e eis que são 60% dos casos. A ausência da vitalidade da depressão é a decorrência invevitável do desperdício energéticoda ansiedade.AbraçosFred

    Curtido por 1 pessoa

  2. Dra Elizabete, obrigado pelo artigo. Acho ele muito esclarecedor. Divulguei no meu facebook para que todos entendam um pouco mais sobre este distúrbio. Beijo!

    Curtido por 1 pessoa