A Organização Pan- Americana de Saúde (OPAS) é uma organização especializada em saúde criada em 1902 e é a mais antiga agência internacional de saúde no mundo. Faz parte também dos sistemas da  Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados americanos (OEA). Funciona como um escritório regional das Américas da organização Mundial de Saúde (OMS).

Em 30 de setembro de 2021 a OPAS  publicou um alerta sobre a falsidade de muito do que é publicado na internet.

Ao curtir, comentar ou compartilhar conteúdo online sem verificar a procedência, o usuário pode estar disseminando informações falsas.

Na pandemia, as fake news têm causado um grande desserviço às campanhas de comunicação sobre a Covid-19. Nesse artigo, a OPAS sugere as seguintes ações de lista de verificação – SHARE:  

Fonte (Source): Confie em fontes oficiais de informações médicas e de segurança

Título (Headline): Os títulos nem sempre contam a história completa. Sempre leia o texto até o fim antes de compartilhar.

Analise (Analyse): Analise os fatos. Se algo parece inacreditável, desconfie.

Retocado (Retouched): Cuidado com fotos e vídeos enganosos usados em histórias. Eles podem ser editados ou mostrar um lugar ou evento não relacionado com a informação. Verifique quem mais está usando a foto. 

Erro (Error): Observe os erros. Erros de digitação e outros erros podem significar que as informações são falsas.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: