Autora: Elizabete Possidente

O Covid – 19 aumenta risco de distúrbios psiquiátricos em 25%, o que não ocorre com outras infecções respiratórias é o que foi demonstrado em um estudo da Universidade de Oregon.

Esse estudo americano foi publicado na revista World Psychiatry. Os autores analisaram informações de 46.610 pessoas do National Covid Cohort Collaborative.

Desse total, um grupo foi testado positivo para COVID-19, enquanto outro grupo testaram positivo para outra infecção respiratória.

Os diagnósticos psiquiátricos ocorreram em 2 momentos: de 21 a 120 dias e de 120 a 365 dias após resultado positivo do teste. Todos os pacientes não tinham apresentado Covid antes.

Os resultados foram que 3,8% dos pacientes com COVID-19 desenvolveram algum distúrbio psiquiátrico, em comparação a 3 % dos pacientes com outras infecções. Isso equivale que há um risco relativo de aumento de 25% de ter algum transtorno psiquiátrico após Covid.

Nesse estudo temos resultado similar a diversas outras pesquisas já realizadas no mundo.

É um alerta para que pacientes e profissionais de saúde estejam atentos a avaliar o estado de saúde psíquico nos pós recuperamos de Covid.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: