Efeitos Sexuais Indesejáveis dos Benzodiazepínicos


Os efeitos sexuais dos medicamentos têm recebido bastante atenção. São importante causa de abandono ao tratamento medicamentoso. Os benzodiazepínicos são uma das medicações mais usadas no mundo e servem principalmente para atenuar sintomas de ansiedade. 
Esses medicamentos podem causar efeitos colaterais na esfera sexual de forma direta ou indireta.  Os efeitos diretos são por mecanismos neuroquímicos que podem afetar as diferentes fases da vida sexual. Os efeitos indiretos são por provocar sonolência e depressão.
Os efeitos sexuais adversos mais comum dos benzodiazepínicos são alteração da libido, problemas de ereção (dificuldade em ter ou manter a ereção pelo tempo necessário), retardo ou bloqueio da ejaculação e dificuldade de orgasmo.
È claro que existe diferença na incidência e perfil de efeitos adversos sexuais com diferentes benzodiazepínicos. Alguns pacientes apresentam com um benzodiazepínico determinados efeitos, e não com outro.
Deve-se verificar também se a disfunção sexual já ocorria antes do uso do benzodiazepínico. Isto porque 60% dos ansiosos têm alguma disfunção sexual. Nesse caso, pode ser tratado com a administração do medicamento.
O médico deve estar preparado para diagnosticar e tratar esses efeitos adversos sexuais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, assim como evitar a suspensão abrupta do tratamento, que leva à piora do seu quadro de ansiedade e síndrome de abstinência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: