Como surgiu o Setembro Amarelo?

O casal Dale Emme e Darlene Emme deram início à campanha de divulgação a prevenção de suicídio chamada “fita amarela” (“Yellow Ribbon”). 
Em 1994, seu filho Mike Emme, de 17 anos se suicidou. Mike era conhecido por sua habilidade mecânica. Ele restaurou um Mustang 68 e pintou-o de amarelo. 
Ele amava aquele carro e o desfilava por toda a cidade. O seu carro era conhecido como “Mustang Mike”.
Seus parentes e amigos não perceberam os sinais do distúrbio psíquico e foram surpreendidos pela notícia de seu suicídio. 
No seu funeral, havia uma cesta de cartões com fitas amarelas que estavam disponíveis para quem quisesse pegá-los. Foram 500 cartões e fitas feitos pelos amigos de Mike que possuíam uma mensagem: “Se você precisar de ajuda, peça”. 
Os cartões se replicaram pelos Estados Unidos. Em poucas semanas, diversos telefonemas ou cartões chegavam com pedido de ajuda nas famílias, amigos e escolas, vindo especialmente de jovens. 
A fita amarela foi escolhida como símbolo da campanha de prevenção ao suicídio em razão dessa história, estimulando a todos que sofrem a buscar ajuda. 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2003 instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e o amarelo do mustang de Mike como a cor representativa. 
A OMS depois estendeu a campanha para todo o mês de setembro. O mês passa, então, a ser dedicado ao tema suicídio, buscando quebrar o tabu, saciar dúvidas sobre o tema e compartilhar informações importantes sobre seu combate.
Acredita-se que essa é a melhor forma de conscientização. 
Segundo dados da OMS, nove em cada dez casos de suicídios poderiam ser prevenidos. 

Por isso, é imprescindível que todos apoiem essa campanha do Setembro Amarelo. 

Se junte à conversa

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: