Bullying é uma atitude de violência que ocorre sem motivação aparente contra uma pessoa com o objetivo de intimidá-la causando dor ou angústia.
Esse comportamento agressivo ocorre repetidamente e sempre num relacionamento onde há desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
Pode ser direto ou indireto. O direto é mais comum entre meninos e é quando há força bruta. O indireto é através de “zoação” (comentários ou apelidos pejorativos) , recusa em se socializar com a vítima ou ridicularizá-la e intimidar os colegas que querem interagir com a vítima.
Existe também o cyberbullying que é um tipo de bullying praticado através da Internet. Há humilhação da vítima através de comentários no facebook, twiter, Orkut , blogs falsos etc. O cyberbullying  cada vez mais vem preocupando os pais e professores porque  tem uma repercussão muito rápida e está cada vez mais frequente.
O bullyng ou cyberbullyng pode ocorrer em qualquer contexto social como escola, faculdade, trabalho, condomínios e família. Pode haver em qualquer faixa etária . Mas se sabe que em todo o mundo o bullying é mais freqüente da quinta à oitava série e o cyberbullying na adolescência dos 14 aos 18 anos.
Está tão freqüente que os colégios de todo o mundo tem colocado na sua grade curricular a discussão desse tema para encorajar as vítimas a procurarem ajuda. Conforme relato do IBGE, 1/3 dos estudantes brasileiros sofrem de bullying.
Com a intenção de reduzir o bullying  no Rio de Janeiro, além da divulgação do tema junto aos alunos, pais e funcionários , foi sancionada uma lei estadual  em 23 de setembro de 2010, colocando como compulsório as escolas notificarem a polícia os casos de bullying.   

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: