Bullying é uma atitude de violência que ocorre sem motivação aparente contra uma pessoa com o objetivo de intimidá-la causando dor ou angústia.
Esse comportamento agressivo ocorre repetidamente e sempre num relacionamento onde há desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
Pode ser direto ou indireto. O direto é mais comum entre meninos e é quando há força bruta. O indireto é através de “zoação” (comentários ou apelidos pejorativos) , recusa em se socializar com a vítima ou ridicularizá-la e intimidar os colegas que querem interagir com a vítima.
Existe também o cyberbullying que é um tipo de bullying praticado através da Internet. Há humilhação da vítima através de comentários no facebook, twiter, Orkut , blogs falsos etc. O cyberbullying cada vez mais vem preocupando os pais e professores porque tem uma repercussão muito rápida e está cada vez mais frequente.
O bullyng ou cyberbullyng pode ocorrer em qualquer contexto social como escola, faculdade, trabalho, condomínios e família. Pode haver em qualquer faixa etária . Mas se sabe que em todo o mundo o bullying é mais freqüente da quinta à oitava série e o cyberbullying na adolescência dos 14 aos 18 anos.
Está tão freqüente que os colégios de todo o mundo tem colocado na sua grade curricular a discussão desse tema para encorajar as vítimas a procurarem ajuda. Conforme relato do IBGE, 1/3 dos estudantes brasileiros sofrem de bullying.