Vigorexia é caracterizada quando o indivíduo pratica exageradamente exercícios para aumentar a massa muscular e nunca fica satisfeito com o resultado. A pessoa fica obsessiva por aumento da massa muscular. Muitas das vezes, por nunca estar satisfeito, ele passa a fazer uso de suplementos alimentares, uso de fast burners (“queimadores” de gordura, como cafeína , anabolizantes e efedrina) e anabolizantes.
A maioria dos vigoréticos não busca nenhum auxílio médico. Elas pesquisam em sites e blogs não médicos e se acham especialistas no assunto. Essas pessoas gostam de entrar em listas de discussões para ter trocas de experiências, mas sem nenhum embasamento científico.
É mais comum em homens. Exercitam a musculação e evitam exercício aeróbico. Gostam de fisiculturismo, o que não quer dizer que todo fisiculturista sofre de vigorexia.
Muitos chegam a procurar ajuda médica psiquiátrica por quadro de depressão. Essa depressão surge quando é preciso parar ou reduzir a atividade física por problemas clínicos, como infecção. Um pouco de perda muscular faz com que ele fique tão angustiado e deprimido que é necessária intervenção farmacológica imediata.
É fundamental levar a pessoa que sofre de vigorexia ao tratamento psiquiátrico e psicoterápico. Esse paciente tem um prejuízo social, profissional e pessoal importante, porque precisa manter um horário muito extenso e intenso de musculação. Fica muito preocupado com o volume muscular, a aparência muscular e a relação da relação gordura subcutânea e músculo. Além de colocar em risco sua saúde física, já que costuma fazer uso de anabolizantes e suplementos alimentares sem recomendação médica, o que leva a sobrecarga da sua função hepática.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: