É sempre uma preocupação quando se quer engravidar e já tem um filho. Será que ele terá ciúme? Algumas medidas podem ser tomadas para amenizar chegada do bebê para o seu filho.
Primeiro, tratar-lo como um rapazinho, ou sendo menina como uma mocinha. Pare de chamar de meu bebê, meu neném etc. Quando chega o irmãozinho, que será o bebê , ele terá a sensação de que o irmão veio para pegar o seu posto. Se os pais o tratarem como uma criança mais crescidinha, esse posto já não era ocupado na família. Ele poderá então ajudar a cuidar e ensinar as coisas para o bebê.
Deixe ele participar do evento, escolhendo a roupa do enxoval, o nome do bebê, a arrumação do quarto. Claro, dentro de algumas limitações ou induções dos pais para o que é certo.
É importante mostrar alguns bebês na rua. Com Isso, ele verá como é um bebê quando muito pequeno, que não vai saber brincar e interagir com ele. Isso é importante para evitar uma frustração quando o irmãozinho chegar da maternidade.
Deve-se sempre falar da importância dele na chegada do irmãozinho ou irmãzinha. Que ele, por exemplo, ficará responsável em escolher a roupa no dia da visita, apresentar a visita ao neném, faça com que ele se sinta importante no processo. Deixar ele ajudar no que for possível, lavar o pezinho do bebê durante o banho, distraí-lo para não chorar no horário da troca de fralda etc. Pode-se também pedir para a criança ser responsável em abrir e arrumar os presentes do irmãozinho, ser responsável em tirar fotos da visita com o bebê. E é importante sempre valorizando a atividade. Por exemplo, ainda bem que ele tá tirando esas fotos para o álbum porque se não seriam tão boas, como ele faz bem as escolhas etc. É fundamental valorizar o seu papel nessa família com a chegada de mais um membro.
Evitar ciúme dos amigos e familiares que vão visitar o bebê. Às vezes, a ansiedade é tão grande que a visita quer logo conhecer o bebê e ignora a criança. É legal os pais estarem atentos e pedir para que a criança conduza a visita para conhecer o irmão. Assim, mostramos que ele é muito importante nesse momento.
Sabemos que muitos levam presentes para o bebê. Se seu filho for pequeno, não entenderá porque só o irmão ganha presente. Quando isso acontecer, da visita não lembrar da outra criança, tenha presentinhos em casa (mimos simples, nada caro) e peça para a visita dar de presente para a criança.
Se a criança for maior e parecer entender a chegada do bebê, também considere que ele deve estar inseguro no seu papel nessa nova dinâmica familiar. Também é preciso dar funções e manter a atenção voltada para todos os filhos nesse momento.
Essas dicas são importantes para evitar o ciúme entre irmãos tão comuns no momento da chegada do bebê. Sei que é um momento que os pais estão cansados por não durmir todas as noites com a chegada do bebê, mas dispense um tempinho para seu outro filho. Essas dicas evitarão outros problemas na vida futura entre os irmãos.