Como fazer meu filho curtir a vinda do irmãozinho?

É sempre uma preocupação quando se quer engravidar e já tem um filho. Será que ele terá ciúme? Algumas medidas podem ser tomadas para amenizar chegada do bebê para o seu filho.
Primeiro, tratar-lo como um rapazinho, ou sendo menina como uma mocinha. Pare de chamar de meu bebê, meu neném etc. Quando chega o irmãozinho, que será o bebê , ele terá a sensação de que o irmão veio para pegar o seu posto. Se os pais o tratarem como uma criança mais crescidinha, esse posto já não era ocupado na família. Ele poderá então ajudar a cuidar e ensinar as coisas para o bebê.

Deixe ele participar do evento, escolhendo a roupa do enxoval, o nome do bebê, a arrumação do quarto. Claro, dentro de algumas limitações ou induções dos pais para o que é certo.
É importante mostrar alguns bebês na rua. Com Isso, ele verá como é um  bebê quando muito pequeno, que  não vai saber brincar e interagir com ele. Isso é importante para evitar uma frustração quando o irmãozinho chegar da maternidade.

Deve-se sempre falar da importância dele na chegada do irmãozinho ou irmãzinha. Que ele, por exemplo, ficará responsável em escolher a roupa no dia da visita, apresentar a visita ao neném, faça com que ele se sinta importante no processo. Deixar ele ajudar no que for possível, lavar o pezinho do bebê durante o banho, distraí-lo para não chorar no horário da troca de fralda etc. Pode-se também pedir para a criança ser responsável em abrir e  arrumar os presentes   do irmãozinho, ser responsável em tirar fotos da visita com o bebê. E é importante sempre valorizando a atividade. Por exemplo, ainda bem que ele tá tirando esas fotos para o álbum porque se não  seriam tão boas, como ele faz bem as escolhas etc. É fundamental valorizar o seu papel nessa família com a chegada de mais um membro.

Evitar ciúme dos amigos e familiares que vão visitar o bebê. Às vezes, a ansiedade é tão grande que a visita quer  logo conhecer o bebê e ignora a criança. É legal os pais estarem atentos e pedir para que a criança conduza a visita para conhecer o irmão. Assim, mostramos que ele é muito importante nesse momento.
Sabemos que muitos levam presentes para o bebê. Se seu filho for pequeno, não entenderá porque só o irmão ganha presente. Quando isso acontecer, da visita não lembrar da outra criança, tenha presentinhos em casa (mimos simples,  nada caro) e peça para a visita dar de presente para a criança.

Se a criança for maior e parecer entender a chegada do bebê, também considere que ele deve estar inseguro no seu papel nessa nova dinâmica familiar. Também é preciso dar funções e manter a atenção voltada para todos os filhos nesse momento.

Essas dicas são importantes para evitar o ciúme entre irmãos tão comuns no momento da chegada do bebê.  Sei que é um momento que os pais estão cansados por não durmir todas as noites com a chegada do bebê, mas dispense um tempinho para seu outro filho. Essas dicas  evitarão outros problemas na vida futura entre os irmãos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: