Autora: Elizabete POSSIDENTE
Para alguns fazer uma ressonância magnética é uma realização de um exame como qualquer outro. Entretanto, para outros, é uma verdadeira cena de terror imaginar estar imóvel e deitado numa maca, dentro de um túnel fechado. Cerca de 5 % dos pacientes não chegam nem a agendar o exame em virtude desse medo.
Essas pessoas sentem taquicardia, sensação de fôlego curto, secura na boca, vertigens, náuseas, cólicas intestinais, abalos musculares, tremores e até medo de perder o controle, como se estivesse enlouquecendo.
Esse ataque de pânico durante o exame de ressonância magnética aparece entre 5% e 10% das pessoas que realizam o procedimento. Alguns pacientes que sofrem desse ataque de ansiedade na ressonância magnética, durante o primeiro exame, desconheciam que tinham essa fobia.
Pessoas que precisam fazer o procedimento constantemente devem ser encaminhadas para o tratamento psiquiátrico da fobia. Pode associar também ao tratamento a possibilidade de fazer a ressonância magnética de campo aberto. Nesse aparelho o túnel é bem menos estreito, o que reduz a sensação de “aperto”. Mas deve ser discutida essa possibilidade de exame com o médico, devido a definição da imagem ser menor nesse aparelho.
O tratamento de fobia à ressonância magnética é com medicamentos que tratam a ansiedade (antidepressivos) e psicoterapia. Para alguns pacientes que precisam fazer o exame de urgência é preciso fazer um esquema de medicamentos com ansiolíticos, ou até a sedação, para a realização do procedimento.
Lamento ela ser resistente a se tratar.
CurtirCurtir
Maria Lúcia, fico feliz de poder passar as informações. Esse é o objetivo do blog de ajudar e esclarecer.
CurtirCurtir
Olá, tudo bem? Sou vestibulando de medicina. Sou uma pessoa que gosta muito de se dispor a ajudar as outras, podendo contribuir de qualquer forma para o bem-estar psíquico do próximo. Eis o que me faz decidir fazer a psiquiatria. Encontrei como uma grande inspiração o Augusto Cury, médico psiquiatra e psicoterapeuta. Pergunto-me como ele fez para aprofundar os estudos dele na parte comportamental, terapêutica do indivíduo, sendo psiquiatria uma área médica, focada mais em aspectos biológicos? Tenho pesquisado para saber mais sobre a biografia dele, mas lá não evidencia a respeito disso. Como ele fez a psicoterapia? É uma especialização de psiquiatria? Poderia me informar mais sobre essa área dentro da medicina? Interessei-me muito por ela. Estava decidindo antes entre psiquiatria e psicologia. Optei pela primeira, em função da minha curiosidade em estudar outras partes do corpo, fornecendo-me um conhecimento mais amplo, para depois focar na mente humana. Porém, não pretendo estudar somente a parte biológica, medicinal. Também gostaria de poder me aprofundar no comportamento humano, nas emoções, assim como o Augusto chegou a fazer, escrevendo vários livros relacionados a esse assunto. A maioria das pessoas ao mencionar a psiquiatria, fala sobre transtornos, esquizofrenia, coisas similares… Queria saber mais sobre psicoterapia. Poderia me esclarecer essa dúvida? Obrigado.
CurtirCurtir
Minha irmã entra em pânico.Ao menos isso eu não tenho.Muito bom esclarecimento para que se possa passar a informação.
CurtirCurtir