Anabolizantes são hormônios sintéticos utilizados para aumentar a massa muscular, força física e resistência. Atualmente, devido ao culto ao corpo perfeito, tem aumentado muito o uso de anabolizantes. Essas pessoas desconhecem os efeitos negativos do uso dessas substâncias.
Os anabolizantes são encontrados na forma de injetáveis, comprimidos e cápsulas. Apesar do seu uso não ser recomendado no Brasil, eles vem sendo prescritos por profissionais de educação física, fisioterapeutas  e médicos.
Os principais efeitos colaterais são:
– acne
– aumento do pelo no rosto e corpo
– engrossamento da voz
-ciclo menstrual irregular
– redução do testículo
– redução da produção de esperma
– alteração de humor: euforia, irritabilidade, agressividade
– insônia
– redução da libido
– incapacidade de manter a ereção
– aumento da frequência cardíaca
– aumento da pressão arterial
– calvície
– limitação do crescimento pelo fechamento prematuro dos discos dos crescimentos ósseos em adolescentes
– aumento do colesterol
– hipertrofia do clitóris
– hepatoxidade
– problemas de tendão e ligamentos pelo desenvolvimento acelerado
– ginecomastia (aumento das mamas nos homens)
– super crescimento gengival
Os usuários passam a se tornar dependentes de seu uso. Eles ficam mais focados e felizes com o resultado de verem o seu corpo se transformando. Evolui para a dependência física e psicológica.
A Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva refere que 80% dos usuários são homens entre 16 e 30 anos. Tem alto poder aquisitivo e boa escolaridade.
Aproximadamente metade dos pacientes, mesmo que já apresentem muitos efeitos adversos pelo uso de anabolizantes e serem alertados que precisam parar imediatamente, persistem no uso. Apesar de diversos artigos mostrarem que as mulheres não gostam de homens tão musculosos, esses homens continuam a usar anabolisantes e não se importam em se tornarem feios para a maioria. Consideram-se sempre mais bonitos a cada ganho de massa muscular.
O Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) revelou que o uso de anabolizantes aumentou 75% nos últimos seis anos no Brasil. É necessária a divulgação de informações sobre os efeitos de seu uso, combate a venda ilegal, que na maioria das vezes ocorre dentro da academia, além de alertar as famílias para orientarem seus filhos que cultuam muito o corpo e que vem ganhando rápido massa muscular.

Se junte à conversa

2 comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: