Associação Enxaqueca e Déficit de Atenção em Crianças

Vários estudos já mostraram a associação entre enxaqueca e déficit de atenção. Aqui no Brasil, a Unifesp publicou em 2015 uma pesquisa que comprova essa relação.
Saber disto nos alerta sobre investigar a atenção em crianças que se queixam de enxaqueca regularmente…
A enxaqueca pode aparecer por diferentes motivos. Pode ser um componente genético ou até uma dieta rica em alimentos gordurosos e laticínios (como chocolate e queijos) que representam 20% dos desencadeantes da enxaqueca. O restante é representado por desgaste em atividades físicas intensas, barulhos, cheiro forte e estresse emocional.
A enxaqueca é uma dor de cabeça intensa e que pode vir acompanhada de outros sinais físicos, como vertigens, náusea, vômitos, fotofobia e sensibilidade a barulhos.
É comum a cefaleia em crianças só aparecer no colégio, onde, geralmente, está a sua situação estressante seja ela testes, cobranças, convívio social.  A queixa de dor de cabeça pela criança é, muitas vezes, confundida como irresponsabilidade e uma tentativa de fugir da rotina escolar.
Quando se avalia melhor as crianças que chegam com queixa de enxaqueca pode-se confirmar que a dificuldade de atenção encontra-se quase sempre presente, contribuindo mais para a situação de estresse em manter a atenção na escola ou desencadeando a própria dor de cabeça.
Muitas crianças ao sair da sala de aula para ir à enfermaria ou à casa, descansam ou dormem e tem a dor cessada, fazendo com que não percebam que essa criança tem enxaqueca e não simplesmente um aspecto psicológico associado a escola.
A revista Crescer que é de circulação a pais de crianças publicou reportagem com o estudo da Unifesp. A predisposição à enxaqueca está relacionada a comportamentos como distração e desatenção, tornando-se comum em crianças.
É recomendável procurar ajuda profissional para desvendar a verdadeira causa da dor de seus filhos e realmente ajudá-los a sentirem-se melhor no ambiente escolar.
Veja no link: http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2015/11/enxaqueca-em-criancas-pode-estar-relacionada-deficit-de-atencao.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: