Por que setembro também é verde?

Setembro Verde é uma campanha que leva a sociedade a refletir sobre os direitos das Pessoas com Deficiência no Brasil.

O Dia Nacional da luta da pessoa com deficiência Luta foi criado em 1982 para promover e debater a inclusão social.

A cor não é por acaso, mas por ser o verde a cor que representa esperança, por inclusão social das pessoas com deficiência.

O dia 21 de setembro foi escolhido para coincidir com o Dia da Árvore, representando, o nascimento das reivindicações de cidadania e a participação em igualdade de condições.

A pessoa com deficiência sofre por ainda ser tratada por muitos como alguém inferior.

Em 2015, O Brasil aprovou a Lei nº 13.146, que institui a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

A maioria dos deficientes no Brasil tem dificuldade no acesso a direitos básicos, como saúde, educação, habitação e trabalho.

A imagem representativa do Setembro Verde é um laço verde , com um coração verde escuro no centro. Nesse centro tem os símbolos em branco das deficiências: visual, física, intelectual e auditiva

Ainda que tenhamos avançado, ainda há necessidade de refletirmos em relação à inclusão social da pessoa com deficiência.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: