Escolhi hoje falar sobre Transtorno Bipolar porque observo que se trata de uma patologia que vem se agravando por falta de conhecimento da doença e da necessidade de tratamento regular. De forma que passou a ser a sexta maior causa de afastamento no trabalho da OMS. Também está muito associado a diversos conflitos nos relacionamentos de uma forma geral.
O Transtorno bipolar acomete homens e mulheres. Inicia-se na adolescência e em adultos jovens, podendo também acometer crianças.
Não se trata de desvio de caráter ou falha de educação, é uma doença e, normalmente algum familiar tem.
A atenção a esses pacientes deve ocorrer sempre, mesmo quando eles se acham bem e que não se sentem doentes.
Este grupo tem 30 vezes mais chances de suicídio de que qualquer outra pessoa.
Convivi com um irmão bipolar e sei bem o tanto de sofrimento esse mal pode trazer às famílias ! Meu irmão foi uma vida desperdiçada . Muito inteligente,estudou e chegou a se formar em Odontologia na UERJ ,na ocasião a melhor universidade de Odontologia do estado.Foi uma vida muito sofrida, sempre alternando períodos de depressão e euforia.Ele já é falecido
Sônia Pache de Faria, cliente da Dra. elizabete@possidente.org
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sônia, com o tratamento psiquiátrico e psicoterápico adequado o paciente com Transtorno bipolar tem uma boa qualidade de vida. Muitos tem um quadro com muitas recidivas devido a ausência do tratamento adequado , presença de outras comorbidades e abandono do tratamento.
CurtirCurtir
Poxa! Que triste! Sinto muito!
CurtirCurtir
Com certeza é triste o que D. Sonia passou. Por isso, é muito importante divulgarmos que tem tratamento o Transtorno bipolar. Tratamento psiquiátrico , psicoterapia e psicoeducação são estratégias que levam o paciente a ter qualidade de vida.
CurtirCurtir