O Impacto Histórico da Cafeína Sobre a Consciência Humana – Michael Pollan

A cafeína é a droga mais consumida no mundo. Michael Pollan explica sobre as origens da cafeína e suas conexões históricas com um sistema capitalista e o aumento da produtividade.
Pollan conta que antes da água potável, bebidas fervidas, como café ou chá, “eram a coisa mais segura que uma pessoa poderia beber”.
Ele sugere que o consumo de cafeína pode ter ajudado as sociedades a prosperar. De acordo com Pollan, a cafeína impulsionou uma espécie de “pensamento iluminista”.
A cafeína ajudou a transformar o trabalho, melhorando a capacidade de concentração que contribui para a segurança e o sucesso do emprego mecanizado que impulsionou a Revolução Industrial, bem como as gerações seguintes.

O coffee break , criada nos Estados Unidos na década de 1940 Pollan afirma que é uma forma de aumentar a produção do trabalhador, “a melhor evidência do presente da cafeína ao capitalismo”.
No final das contas, Pollan nos leva a refletir o papel da cafeína na sociedade e nas nossas vidas.
Assista abaixo o podcast ( legenda em português) em que comenta o assunto do primeiro capítulo de seu audiolivro “Caffeine” (ainda sem versão em português).

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Se junte à conversa

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: