A cafeína é a droga mais consumida no mundo. Michael Pollan explica sobre as origens da cafeína e suas conexões históricas com um sistema capitalista e o aumento da produtividade.
Pollan conta que antes da água potável, bebidas fervidas, como café ou chá, “eram a coisa mais segura que uma pessoa poderia beber”.
Ele sugere que o consumo de cafeína pode ter ajudado as sociedades a prosperar. De acordo com Pollan, a cafeína impulsionou uma espécie de “pensamento iluminista”.
A cafeína ajudou a transformar o trabalho, melhorando a capacidade de concentração que contribui para a segurança e o sucesso do emprego mecanizado que impulsionou a Revolução Industrial, bem como as gerações seguintes.
O coffee break , criada nos Estados Unidos na década de 1940 Pollan afirma que é uma forma de aumentar a produção do trabalhador, “a melhor evidência do presente da cafeína ao capitalismo”.
No final das contas, Pollan nos leva a refletir o papel da cafeína na sociedade e nas nossas vidas.
Assista abaixo o podcast ( legenda em português) em que comenta o assunto do primeiro capítulo de seu audiolivro “Caffeine” (ainda sem versão em português).
O café e sua probabilidade de aumentar a eficiência da máquina humana…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pelo vídeo do jornalista Michael Pollan vemos que a cafeína mudou a história. Teve influência no surgimento do Iluminismo até o nosso ambiente de trabalho nos tempos atuais.
CurtirCurtir