Autora: Elizabete Possidente e Giuliana Possidente

No dia 4 de maio foi publicado Diário Oficial da União (DOU) a
Resolução nº 2.314/2022.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) através dessa resolução define e regulamenta a telemedicina como forma de serviços médicos por tecnologia de comunicação.
Os médicos poderão ofertar
atendimento por teleconsulta ou presencial.
Desde 2018, entidades médicas já estudavam sobre o tema e, com a pandemia de COVID-19, a prática de telemedicina teve um aumento significativo.
Médicos analisam a popularização da telemedicina como algo facilitador ao acesso à saúde, independentemente do lugar em que o paciente se encontra. Por outro, tem profissionais que temem a banalização das consultas.
O ponto de partida para regulamentar esta modalidade de atendimento foi a necessidade de sintonizar a assistência médica com a inovação e os avanços da tecnologia.
O CFM convidou diversas entidades médicas, como a Associação Médica Brasileira (AMB), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), a Federação Médica Brasileira (FMB), Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), sociedades de especialidades, associações médicas e sindicatos médicos que contribuíram na discussão do tema e da elaboração das regras.

https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cfm-n-2.314-de-20-de-abril-de-2022-397602852

Foto por Edward Jenner em Pexels.com

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: