Um Monte de Exames e um Diagnóstico Absurdo

Autora: Elizabete Possidente


É crescente o número de exames desnecessário a pacientes. O próprio Conselho Regional de Medicina refere que vem aumentando o número de sindicância referentes á solicitação excessiva de exames. Exemplos são as solicitações relacionados a medicina ortomolecular, antianging, antroposófica e de performance esportiva.
Todo dia chega pacientes com uma pilha de exames e de formulações que foram prescritas após realizar algum exame que detectou uma deficiência.
Nesse artigo em anexo o autor faz as críticas sobre esse excesso de exames e compara a falácia do atirador do Texas.
Leia para compreender a minha indignação diante de alguns casos que vejo há minha clínica.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: