Autora: Elizabete Possidente

Resolvi escrever esse texto porque muita gente me pergunta sobre como deve proceder para convencer um amigo ou familiar que agende uma consulta com o médico psiquiatra.  Convencer alguém a ir ao psiquiatra pode ser um desafio, especialmente quando a pessoa em questão está resistente ou tem preconceito ou medo do tratamento psiquiátrico. No entanto, existem algumas sugestões que você pode usar para ajudar a pessoa a compreender a importância de buscar ajuda profissional:

1. Seja compreensivo: Tente entender a perspectiva da pessoa e demonstre empatia pelo que ela está passando. Mostre que você se importa e está disposto a ajudar.

2. Fale com calma: Aborde o assunto com tranquilidade e de forma respeitosa. Evite fazer julgamentos ou críticas, pois isso pode fazer com que a pessoa se sinta atacada ou culpada.

3. Explique os benefícios: Fale sobre os benefícios de buscar ajuda psiquiátrica, como aliviar o sofrimento, melhorar a qualidade de vida e prevenir problemas mais graves no futuro.

4. Mostre exemplos de pessoas que foram ajudadas: Fale sobre casos de pessoas conhecidas ou públicas que buscaram ajuda psiquiátrica e tiveram sucesso no tratamento. Ou se você mesmo faz tratamento ou já realizou em algum momento da vida compartilhe a sua experiência. Isso pode ajudar a pessoa a entender que o tratamento com o especialista pode fazer a diferença.

5. Ofereça ajuda: Ofereça-se para acompanhar a pessoa até o psiquiatra ou a marcar uma consulta. Isso pode fazer com que a pessoa se sinta mais segura e motivada a aceitar a  ajuda.

6. Insista na importância do tratamento: Se a pessoa ainda estiver resistente, não desista. Insista na importância de buscar ajuda profissional e ofereça suporte e encorajamento.

Lembre-se que convencer alguém a buscar ajuda psiquiátrica pode levar tempo e paciência. No entanto, o importante é não desistir de ajudar a pessoa a encontrar o tratamento

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: