Autora: Elizabete Possidente
Atendo diariamente mulheres e também homens com sintomas de depressão, ansiedade, insônia, crises de pânico ou baixa autoestima. Muitos chegam em busca de medicação ou respostas para um mal-estar que não sabem nomear. O que poucos percebem, no início, é que a origem do sofrimento pode estar dentro de casa: no próprio relacionamento afetivo.
A violência doméstica nem sempre deixa marcas visíveis. Às vezes, ela se disfarça de cuidado, de proteção, de dependência emocional. Acontece em silêncios, em críticas constantes, chantagens sutis, controle excessivo e isolamento. E, quando se prolonga, mina a identidade e a autoestima.
Um retrato muito sensível e fiel desse processo está na série espanhola “Ângela”, que recomendo fortemente. A protagonista vive uma vida aparentemente perfeita, mas vai, aos poucos, percebendo que está presa em uma relação marcada por manipulação e violência emocional. A série mostra, com sensibilidade, como é difícil identificar o abuso quando ele é psicológico e como a consciência desse ciclo pode ser o primeiro passo para a libertação.
Muitas pacientes que atendo passam exatamente por isso. E o mesmo vale para homens em relações abusivas, com parceiras ou parceiros que os fragilizam, os controlam e os fazem duvidar de si mesmos.
Como psiquiatra, meu papel vai além de prescrever medicação. É também ajudar o paciente a reconectar-se com sua percepção da realidade, recuperar sua força interna e reconhecer que aquilo que adoece pode, sim, ter nome: violência psicológica.
Possidente Assistência Médica
Relacionado
Publicado por Elizabete Possidente
Com uma trajetória multifacetada e dedicada à saúde mental, sou uma médica psiquiatra, cuja jornada profissional é marcada por conquistas e contribuições significativas. Formei-me em Medicina em 1994 e desde então tenho me destacado em diversas áreas da psiquiatria.
Minha jornada acadêmica inclui uma residência no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, onde aprimorei minhas habilidades e conhecimentos de 1995 a 1996. Prosseguindo em minha formação, obtive o título de Mestre pelo Departamento de Psiquiatria do mesmo instituto, entre os anos de 1997 e 1999, consolidando-me como uma profissional especializada e comprometida com a excelência em minha área de atuação.
Ao longo de minha carreira, desempenhei papéis fundamentais em diferentes instituições e contextos. Como supervisora de psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, contribuí para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas voltadas à saúde mental. Minha expertise como médica perita em psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho e posteriormente na Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça evidencia meu compromisso com a justiça e o bem-estar dos pacientes.
Além disso, atuei como médica psiquiatra e perita em psiquiatria pelo Ministério da Defesa, tanto no Hospital Central do Exército quanto pela Auditoria Militar, onde minha competência e dedicação foram reconhecidas e valorizadas.
Minha influência na comunidade médica estende-se também ao âmbito acadêmico, com participação ativa em congressos nacionais e internacionais, onde compartilho meu conhecimento e experiência com outros profissionais da área. Como autora do livro "Para Pais e Mães Preocupados: Cuidando da Saúde Mental dos Pequenos", publicado pela editora Viseu, demonstro meu compromisso em disseminar informações relevantes e acessíveis sobre saúde mental para um público amplo.
Com uma sólida base acadêmica, vasta experiência prática e um compromisso contínuo com a atualização e aprimoramento profissional, sou uma referência respeitada na área da psiquiatria, dedicada a promover o bem-estar e a qualidade de vida de meus pacientes e da comunidade em geral.
View more posts