Compulsão por Compras (Oniomania)

Esta patologia (sim, é uma doença!) acomete de 5% a 6 % da população, sendo mais comum entre as mulheres entre 30 a 40 anos. Atualmente tem aumentado a incidência entre os jovens de 18 anos, provavelmente pela facilidade em ter cartões de créditos.
As mulheres consomem mais maquiagens, perfumes e vestimentas. Já os homens são aparelhos eletrônicos e jogos de vídeo game. Essas pessoas tendem a aliviar a ansiedade e a depressão através do ato de comprar.  A pessoa se sente incapaz de controlar o desejo da compra, ou quando é impedido de consumir, sente um grande desconforto. Essa compulsão é semelhante ao que sente o dependente químico, diante do seu vício.
Como todo compulsivo, o compulsivo por compras sente arrependimento e vergonha do que faz. Tem uma tendência a mentir sobre quanto gastou, esconder as compras dentro do armário de casa ou demorar a levá-las para casa (esquece no carro ou no trabalho). Ás vezes fica tão desesperado em comprar que procura algum local na hora do almoço, e mesmo encontrando apenas uma farmácia, por exemplo, sai comprando alguma coisa. Ficam entretidos, mesmo atrapalhando seu trabalho, em sites de compra, com a desculpa que estão aproveitando uma super oferta.
O diagnóstico é muito difícil de ser feito, porque raramente o indivíduo procura auxílio médico. Ele acha que é normal seu comportamento, numa sociedade “consumista”. Geralmente só procura ajuda quando está falido, muito endividado ou foi acionado pelo departamento pessoal da sua empresa, e até por agências de cobrança.
O tratamento consiste na associação de antidepressivo e psicoterapia. É fundamental também fazer o diagnóstico diferencial entre a mania do Transtorno Afetivo Bipolar e a compra do “colecionismo” do Transtorno Obsessivo Compulsivo. O ideal é o tratamento iniciar o mais cedo possível, para se evitar a chegada ao “fundo do poço”.

Se junte à conversa

1 comentário

  1. O Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP busca pessoas de 21 a 60 anos, que apresentam compulsão/descontrole por compras (oniomania), para participar de estudo. Para os selecionados, serão oferecidos tratamentos médico, medicamentoso e psicoterápico. Oniomania ou Compras Compulsivas é caracterizado por:* Preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de comprar.* Aumento progressivo do volume de compras.* Tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras.* Comprar para lidar com a angústia, ou outra emoção negativa.* Mentiras para encobrir o descontrole com compras.* Prejuízos nos âmbitos social, profissional e familiar.* Problemas financeiros causados por compras.Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone do Pro-AMITI (11) 2661-7805 ou enviar um e-mail com telefone de contato para compradorescompulsivos.hc@gmail.comSite:www.amiti.com.br https://www.facebook.com/hospitaldasclinicasdafmusp/photos/a.1398287123773264.1073741828.1391979501070693/1587938034808171/?type=1&theater

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: