A compulsão alimentar é caracterizada por episódios de ingesta exagerada de comida de uma só vez , mesmo sem fome, ou até se sentir fisicamente desconfortável. É acompanhada de uma sensação de falta de controle, vergonha ou culpa. Para receber o diagnóstico esses episódios devem ocorrer pelo menos duas vezes na semana, por no mínimo seis meses.
Essa compulsão aparece em qualquer faixa etária, em homens e mulheres. Cerca de 30% da população que procura tratamento para emagrecer ou ficam constantemente em dieta sofrem desse mal. Têm flutuação do peso ou sofrem de sobrepeso ou obesidade.
A Síndrome Alimentar Noturna ocorre em pessoas que não tem dificuldade em se alimentar adequadamente durante o dia, mas à noite, duas ou três horas após ter adormecido, elas acordam para comer compulsivamente. Normalmente sentem necessidade de comer alimentos ricos em gordura e que não fazem parte da rotina diária. Ás vezes não chega a ser uma quantidade tão grande, como o do compulsivo alimentar, mas não conseguem retornar a dormir se não atacarem a geladeira.
Deve ser realizado diagnóstico diferencial com a bulimia , quando a pessoa come exageradamente mas se preocupa em eliminar esse excesso em seguida, provocando vômito, usando laxantes ou através de exercícios físicos em excesso.
Se não tratadas adequadamente, esses transtornos podem levar a uma série de complicações, como diabetes, hipertensão, depressão e ansiedade.
O tratamento consiste na reeducação alimentar, através de mudança de hábitos (por exemplo, levantar da mesa após comer para evitar ficar se servindo, mastigar devagar etc.), psicoterapia e medicamentos (antidepressivos, ansiolíticos ou estabilizadores humor).


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: