Cerca de 35% da população sofre de fobia de avião. Trata-se de um medo irracional, antes e durante uma viagem de avião, acompanhado de uma severa ansiedade acompanhado de sintomas físicos semelhantes ao ataque de pânico (sudorese, mãos geladas, taquicardia, sensação de fôlego curto, tremores, náuseas, sensação de desmaio e de que vai morrer). Por ser um medo irracional, não adianta argumentar que voar de avião é muito mais seguro do que de carro; algumas pessoas só de se imaginar dentro de um avião já sentem enorme desconforto. 
Esse medo pode acontecer mesmo em pessoas que nunca viajaram, ou seja, não precisam ter passado por alguma experiência em avião, como turbulências ou pouso forçado.
Essas pessoas evitam viajar de avião, perdendo oportunidades de trabalho, congressos e férias.  Muitas vezes chegam a cancelar viagens previamente programadas, por não conseguirem lidar com a proximidade do evento. Não conseguem enfrentar esse medo.
Essas pessoas, em sua maioria, tentam minimizar esse mal fazendo uso de indutores de sono ou quantidade abusiva de álcool, para não estar sóbria ou acordada no avião.
Existe tratamento para o medo de voar: consiste no uso de medicamentos (antidepressivos e ansiolíticos), psicoterapia e dessensibilização (exposição ao avião de forma gradativa). Algumas medidas simples podem ajudar, como não pensar no vôo e sim no objetivo vôo (férias, por exemplo), ou se distrair antes e durante o vôo (ler revistas, ouvir música, conversar).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: