O que é para alguns um ato do dia a dia sem importância, entrar no carro e dar a partida, para outros gera um medo irracional de dirigir, acompanhado de intensa ansiedade. Caracterizado por tremores, sudorese, mãos frias, sensação de desmaio, taquicardia, falta de ar e vontade de sair correndo, esse temor é conhecido como Fobia de Direção.
Nesse caso, a pessoa evita ao máximo a dirigir. Muitos dão algumas desculpas para si mesmos como:  “ Não quero me preocupar em encontrar vagas”, “ Sou ecológico e prefiro uma bike” ou “Prefiro andar”.
 
O que se sabe é que a maioria que busca ajuda são mulheres, entre 30 e 48 anos, têm carteira de habilitação e carro próprio. Não passaram por nenhum evento estressor, como acidente de carro ou atropelamento. São pessoas organizadas, preocupadas com falhas e sensível às críticas.
O tratamento consiste em técnicas de relaxamento e modalidades para aumentar o contato com a direção gradativamente (sentar na direção, ligar o carro, sair da garagem etc.). Essas técnicas devem ser acompanhadas de psicoterapia e medicamentos (antidepressivos).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: