Como melhorar a memória

Chamamos de Memória o processo de armazenamento de informações de nossas  vivências e aprendizados, e que recuperamos quando necessário.
Quando há queixas de falhas da memória, deve-se procurar um médico para averiguar patologias que a afetam, tais como depressão, ansiedade e demência. Após tratamento dessas patologias ou quando ocorre falha de memória apenas pelo estresse cotidiano recomendam-se intervenções que estimulem essa memória. Veja abaixo algumas dessas medidas:
– Estimular circuitos novos da memória através do aprendizado. Não se podem evitar novos desafios. Sempre esteja disposto a aprender novos idiomas, ferramentas da Internet, jogos  etc.
– Prestar atenção. Muitas vezes paciente refere queixa de memória, mas está relacionado à falta de atenção. Por exemplo, não aprende o caminho para a residência nova do amigo, mas quando avaliamos ele está sempre de carona e não observa os pontos de referência.
– Relaxar. Ansiedade acomete a memória. Seria o tal “branco” na hora da prova, apesar de ter estudado tudo que estava na avaliação, por exemplo.
– Associar fatos a imagens.
– Alimentação adequada, rica em vitamina B12, tiamina e ácido fólico.
– Hidratação adequada, especialmente em idosos. 
– Boa noite de sono.
– Tomar notas, listar pendências.
– Fazer palavras cruzadas, jogar xadrez, exercer atividades que funcionem como exercício para o cérebro.
– Ler. Tentar lembrar em que ponto do livro ou história ou reportagem parou antes de retomar a leitura no dia seguinte.
– Mudar alguns hábitos que costumamos fazer sem pensar, como por exemplo mudar o caminho de volta para casa, mudar a forma em que faz as compras no supermercado , mudar o local em que sempre costumamos estacionar o carro no shopping etc.
– Cultivar a atenção. Sempre que guardamos um objeto importante se concentrar ou até falar em voz alta. Quando guardar o exame que vou precisar levar no médico, por exemplo, foque que está guardando na primeira prateleira.
– Exercícios mnêmicos que são orientados por profissional.
– Atividade física regular.
Todos esses procedimentos devem ser seguidos para se ter uma melhor memorização em qualquer faixa etária.  

Se junte à conversa

1 comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. PERFEITO, ISTO NOS MOSTRA QUE DEVEMOS ESTAR SEMPRE ATENTOS A TUDO, PARA PODERMOS TER UMA MEMÓRIA QUE NEM SEMPRE NOS ACOMPANHA, MESMO FAZENDO ISTO TUDO.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: