O isolamento domiciliar na quarentena nessa época de pandemia pelo coronavírus não significa férias. É importante permanecer em casa.
Muitos dos meus pacientes estão se queixando de angústia por se sentirem entediados pela obrigação de ficarem em casas.
Outros reclamam que não sabem mais o que fazer seja, sozinhos, com crianças ou com o cônjuge. Dizem que o número de brigas familiares aumentou muito por serem obrigados a estarem juntos o tempo todo.
Aqui não vou ficar falando sobre a importância desse período e, blá blá blá.
Vou me focar em dicas de atividades que podem fazer em casa nesse período de quarentena:
– Iniciar atividades físicas novas, como um funcional em casa, pular corda…
Pode fazer download de aplicativos com instrutor profissional de educação física que disponibilizam diversas séries de exercícios. Há também diversos vídeos no Youtube com treinos para fazer sem sair de casa de diferentes intensidades.
Também pode pular corda, subir as escadas do prédio, andar pelo condomínio, realizar saltos, abdominais e circuitos, por exemplo.
– Colocar a leitura em dia. Está na hora de pegar aquele livro empoeirado da cabeceira. Existem diversas plataformas que disponibilizam obras literárias, como, Dominio Público. A Amazon disponibilizou alguns livros grátis de assuntos variados, também. Se tiver crianças, uma opção é ler em voz alta para elas.
– Ouvir música. Pegue os CDs antigos, aquela playlist que não houve faz tempo. Um bom momento para relembrar os hits da adolescência.
– Assistir concertos e shows. Até o dia 22 de março, Metropolitan Opera está oferecendo concertos gratuitos, por exemplo. No youtube, tem shows de diversos artistas. Uma boa hora para conhecer um novo cantor ou banda.
– Passeios virtuais por museus e galerias ao redor do mundo. O Louvre e o Museu Metropolitano de Nova York disponibilizaram a visita.
– Fazer cursos online como, por exemplo, Escola Virtual da Fundação Bradesco, Fundação Getúlio Vargas e Udemy.
– Meditar. Existem aplicativos que podem te ajudar como o zen e meditopia. É a hora de começar uma atividade nova que nunca teve tempo
– Ouvir Podcasts. Existem sobre tantos assuntos disponíveis online… Procure um que te desperte interesse e enquanto toca pode ir arrumando a casa, lavando louça, fazendo o almoço ou só relaxar…
– Aprender a tocar um instrumento. Diversos vídeos no youtube podem te ajudar nisso.
– Experimentar novas receitas. Tantas coisas gostosas que nunca teve tempo ou disposição.É uma boa hora para tirar o livro de receitas da gaveta e por a mão na massa.
– Rever e organizar as fotos antigas. Os álbuns são um ótimo passatempo, além de te fazer relembrar momentos gostosos com a família, amigos…
– Aprender um novo idioma ou retomar o estudo de algum que ficou para trás. Existem vídeos, exercícios, cursos online.
– Fazer aquela limpa nas papeladas de casa. Aquele monte de documentos, contas, exames antigos. Organize em pastas e jogue fora o que não precisar mais.
– Veja todos os filmes em ordem do Harry Potter, Star Wars, Senhor dos anéis…
– Atualize suas redes sociais. Troque a foto de perfil do facebook, reorganiza o linkedin, poste fotos antigas no instagram…
– Assista documentários, TED talks…
– Comece a reciclar o lixo. Fazer a separação de papel, vidro, plástico…
– Faça uma limpa no seu celular. Apague fotos que não quer mais, números de telefones que nem existem mais, aplicativos que não usa, mensagens antigas, e-mails não respondidos…
– Descobrir novos passatempos para exercitar a mente, como por exemplo; Sudoku, Duolingo, quebra cabeças e Palavras Cruzadas.
– Tirar um tempo para você descansar e relaxar. Não fazer nada.
– Aproveitar para colocar o sono em dia.
– Cuidar da pele e do cabelo. Se tiver crianças as envolva nesse processo. Faça uma máscara facial, existem várias misturinhas fáceis na internet para experimentar. Hidrate o cabelo, esfolie a pele, passe hidratante, óleos de massagem…
– Aprender ou retomar crochê, patchwork, costurar. Bom momento para remendar as roupas furadas, colocar os botões que caíram…
-Organize aquilo que sempre deixa para a última hora e acaba não fazendo. Aquela gaveta, prateleira, aquela parte esquecida do armário. Ponha tudo em ordem! Se sentirá muito bem após o feito.
– Organize a sua coleção, seja lá ela qual for – CDs, DVDs, LPs, Livros, revistas
– Arrume o seu armário. Ponha as roupas que ficam no fundo da gaveta que nunca são usadas para jogo. Experimente roupas antigas que podem não te servir mais, mas podem fazer outra pessoa feliz. Doe as roupas que não usa há bastante tempo, não vai sentir falta.    
Reveja as suas roupas e as organize. Doe o que não precise. Veja o que precisa de peça para dar uma melhorada no visual com o que você já tem.
– Mantenha os hábitos diários, como, horário de dormir e das refeições.
– Faça um tour visual pela Muralha da China.
– Jogos de tabuleiro, como dama, War e Detetive.
– Use facetime, vídeos chamadas, mensagens para conversar com amigos e familiares. Um bom momento para se atualizar sobre a vida de pessoas queridas, mas que na correria do dia a dia não tem tempo.
– Planeje as próximas viagens. Pesquise bastante sobre os pontos turísticos, história local, culinária, melhor época do ano para visitar…
– Reveja filmes clássicos. Pode chamar seus filhos, marido nessa maratona
– Assista novamente sua série favorita com muita pipoca.
– Cuide da sua horta. Plante mais ervas para a cozinha, em 15 dias o vaso vazio poderá ser uma flor. Regue-as e dê mais atenção e carinho.
– Experimente comidas novas. Explore o ifood e outros aplicativos de comida e peça coisas que nunca pediu.
– Faça ioga. Também existem aplicativos e vídeos que podem te orientar
– Alongue-se. Você vai agradecer depois quando voltar a ficar 8 horas sentado atrás de um computador.
– Lave o carro, ouvindo a sua música preferida. Se tem crianças, inclua-as na atividade.
– Experimente as roupas para facilitar novas combinações ao retornar a rotina de trabalho. Se tem crianças, brinque com elas de se vestir e desfilar.
– Escreva uma carta aos seus avós. Ou ligue para eles todos os dias.
– Jogo de cartas e jogos de tabuleiros são ótimos para divertir a família.  Pesquise novos jogos, jogue jogos antigos.
– Aprenda posturas de artes marciais por aplicativos e aulas no youtube. Legal para fazer com as crianças.
– Crie uma coreografia com a sua música preferida. Existem também várias coreografias no youtube para copiar e se divertir, além de ser um bom exercício aeróbico.
– Crie um filme caseiro. Deixe com as crianças a função de filmar o dia em família.
– Retome os estudos. Se atualize em assuntos da sua área com artigos, revistas cientificas. Ou até aprenda sobre outras áreas.
– Veja dicas de fotografia e filmagens, e exercite o que aprendeu.
– Se tem crianças, brinque de pet shop e lave todos os bichos de pelúcia.
– Fazer aquela faxina na casa. Limpar todos os cantinhos, gavetas. Escolha um cômodo por dia, coloque uma música e comece.
– Customize roupas e acessórios. Aquela blusa velha pode ganhar uma nova cara.
– Desenhe, pinte livremente ou com ajuda de diversas aulas no Youtube
– Leia revistas em quadrinhos.
– Curta o escuro com brincadeiras de lanternas. Ou faça um clima romântico com velas.
– Higienize os objetos e brinquedos. Faça em família com música, cantando e dançando.
– Assista canais de Youtube, como de viagens, brincadeiras, neurociência etc
– Faça maratonas com muitos filmes e séries.
– Comece uma dieta saudável, terá tempo para aprender receitas novas e pensar em lanchinhos saudáveis para quando voltar ao trabalho.
– Busque novas ideias para decorar o seu quarto. O Pinterest é um site famoso por dar inspirações de decoração, se jogue nele.
– Aprenda a cozinhar um prato novo. Aquela receita difícil que sempre teve preguiça de fazer…
– Jogue e aprenda novos jogos no vídeo game. Um bom momento para sentar com seu filho e jogar seu jogo favorito.
– Reorganize a casa. Mude os móveis de lugar, objetos de decoração….
– Estipule metas e tarefas para quando voltar o trabalho. Bom voltar com tudo organizado e em dia. Te dará mais tranquilidade na volta.
– Faça uma lista do quer fazer quando tudo isso acabar. Restaurantes, estreias de cinema, trilhas, barzinhos, amigos para rever…
O importante é que esse tempo deve -se aproveitar para reflexão, criar metas e estreitar os laços com os seus familiares e amigos.   
 
 

Se junte à conversa

4 comentários

  1. Falando sério, aqui no prédio o play está fechado com corrente. Ninguém pode nem fazer \”caminhadas\”. O pessoal não quer nem ouvir desculpas. Já que todos estão ser ir ao trabalho, isso não significa férias. Na Barra, semana passada, moradores desceram no salão de festas e acabaram com a festa. Daqui a pouco, estaremos com tochas pelas ruas…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: