Medidas Preventivas ao Covid – 19 (coronavírus)

 Medidas no nosso cotidiano, como lavar as mãos, não levar as mãos aos olhos, nariz e boca e evitar lugares com aglomerações de pessoas  devem ser tomadas. Sem seguir essas recomendações o contágio com o coronavírus podem aumentar muito.  

As medidas adotadas desde 13 de março em todo o Brasil, incluem o reforço da prevenção individual como cobrir a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar,  uso de lenço descartável, isolamento domiciliar ou hospitalar por 14 dias e que pessoas com casos levem busquem orientação com o seu médico ou posto de saúde, sem ir até as emergências. 


As empresas devem considerar redução de horário de trabalho, escalas , dispensa  ou exercício remoto (home office) do trabalho de funcionários, quando possível.  


O transporte coletivo deve ser sempre que possível  evitado ou buscar horários alternativos com menor número de transeuntes. Assim, como devem ser higienizados, especialmente nos locais onde as pessoas costumam colocar as mãos, nas barras, bancos e maçanetas. Os motoristas de táxis e outros aplicativos são orientados a ter álcool gel para uso próprio e para os passageiros. É recomendado cancelamento de qualquer viagem ao exterior ou pelo país.


Ministério da Saúde adotou que qualquer viajante internacional deve ficar em isolamento domiciliar e observar o surgimento de sintomas.


Os vírus respiratórios se espalham rápido pelo contato, por isso a importância da higiene das mãos e dos objetos de uso frequente e de superfície lisa. Temos que também desinfetar celulares, brinquedos, maçanetas, teclado do laptop, botão do elevador e da descarga. Também devemos evitar aperto de mãos, beijos e abraços.

Nos serviços particulares ou públicos também tem recomendações que devem ser cumpridas. Os profissionais devem lavar a mão com frequência, uso de toalhas descartáveis e de álcool em gel a 70 %. Uso de máscaras se estiver atendendo pessoas com queixas respiratórias. Deve evitar sala de espera com muitas pessoas porque não pode haver aglomeração.

A vacina contra o coronavírus ainda não tem. O Ministério da Saúde está disponibilizando a vacina contra a gripe a partir do dia 23 de março. Consulte o período por cada grupo populacional no site do Ministério da Saúde. O grupo inicial será o de maior risco que corresponde aos idosos e profissionais de saúde. A vacina da gripe protege contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e influenza B. Mesmo que essa vacina não seja eficaz contra o vírus da pandemia atual é uma forma eficaz de proteger contra doenças que provocariam sintomas respiratórios.

Também foi criado um protocolo de entrada em casa que auxilia na prevenção contra o Covid – 19. Ao retornar para a casa, não toque em nada, até tomar o seu banho. Deixe os sapatos no lado de fora ou na área de serviço. Tire a roupa e coloque para lavar, sem reaproveitar em mais de um uso. Deixe a bolsa, chaves e carteira na área de serviço ou a higienize com álcool gel. Sempre que possível tome banho ou lave bem as mãos. Limpe o celular e o óculos com álcool ou água e sabão. Limpe as patas do seu pet.

Em casa, não compartilhe toalhas, talheres e copos. Lave a roupa, toalhas e lençóis com maior frequência. Mantenha distância das outras pessoas. Mantenha os cômodos ventilados. Higienize diariamente superfícies de alto contato.

Ligue para o seu médico ou para o número 136, se houver febre maior de 38 graus e dificuldade para respirar.

Se junte à conversa

1 comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: