Autora: Elizabete Possidente
A história em quadrinho francesa A Diferença Invisível foi criada em 2016 e logo foi publicada em muitas partes do mundo.
A HQ explica a vida de uma jovem adulta chamada Marguerite. Apesar de independente, bem empregada e namorado, ela mostra uma certa melancolia por ter que camuflar diariamente diversas dificuldades.
Sempre se sentiu diferente, ao apresentar dificuldades de sair da rotina, de lidar com barulhos, cheiros, toques e texturas de tecidos e alimentos, além de muitas dificuldades sociais.
Ao pesquisar na internet ela se enquadra no diagnóstico de Síndrome de Asperger. Conhecer seu quadro representou um grande alívio, mostrou que existiam outras pessoas como ela.
Ao longo do tempo buscou ajuda de profissionais de saúde mental, que nunca a diagnosticaram e ainda a deixaram mais confusa. Diziam que ela não tinha nada, mas intuitivamente ela sabia das suas diferenças.
É uma leitura que recomendo muito no meu consultório para os pacientes e familiares de Síndrome de Asperger. Ajuda a entender os temores e os desconfortos dessa condição.
