Autora: Elizabete Possidente
Outro dia, estava conversando com uma amiga que descrevia a sua filha como uma adulta jovem super madura emocionalmente. Ela considerava maturidade emocional ter responsabilidades com as aulas e as avaliações da faculdade. Na mesma conversa, também falava da preocupação dela nunca ter apresentado um namorado e de não ter conseguido amigos no decorrer da sua vida por ser “adulta e responsável demais”.
Estava totalmente equivocada na sua definição de maturidade emocional. Ainda reforçava na filha persistir imatura porque tirava a responsabilidade dela de não conquistar amigos. Dizia que os jovens não a entendiam por ser “adulta e responsável demais”.
Perguntei: “Nós somos adultas e responsáveis?” Ela respondeu: “Claro que sim. Sempre fomos”. Ficou aquele silêncio. Ela concluiu que a justificativa da filha para não ter amigos é justamente pela falta de maturidade emocional.
Muitas pessoas se enganam ao associar a maturidade emocional à idade ou à responsabilidade das suas obrigações acadêmicas, ou trabalhistas. Entretanto, não é bem isso. É perfeitamente possível que um jovem de 20 anos seja mais maduro que um adulto de 30. Cada pessoa amadurece em um tempo e de um jeito diferente.
Segue os principais critérios para que um indivíduo seja considerado maduro emocionalmente:
- Capacidade de lidar construtivamente com a realidade.
- Capacidade de se adaptar às mudanças.
- Capacidade de transformar ansiedade, tristeza e/ou frustração em resiliência.
- Capacidade de assumir as suas responsabilidades pelos seus atos, não culpando terceiros, como os pais, dificuldades na infância, a falta de sorte ou uma conspiração do universo.
- A capacidade de encontrar mais satisfação em dar do que receber em diversas situações da vida.
- A capacidade de se relacionar com outras pessoas de uma maneira consistente com satisfação mútua e disponibilidade.
- A capacidade de direcionar sua energia instintiva hostil para saídas criativas e construtivas.
- A capacidade da empatia.
Quem desenvolver a maturidade emocional alcançará uma satisfação pessoal, com uma visão consciente do seu papel nas diferentes esferas da vida, além da capacidade de agregar conhecimento a todos que o cercam.
Você atingiu a sua maturidade emocional?

Excelente texto!
CurtirCurtido por 1 pessoa