Autora: Elizabete Possidente

Quem é você com 13 anos?  Red: Crescer é uma Fera, nova animação Pixar tenta responder essa pergunta. Conta a história de Meilin Lee que é a adolescente que vive dividida entre dois mundos.

Um mundo em que ela é divertida, tem as suas amigas cúmplices, tem interesse nos meninos e é apaixonada por uma banda pop.

No outro mundo ela é a filha certinha, ainda muito menina e tenta ser perfeita para não decepcionar a sua mãe.

Essa mãe é a mãe helicóptero que fica observando, sobrevoando e cuidando de tudo relacionado a filha.  É uma mãe que está tão envolvida na vida da filha, sendo superprotetora e supercontroladora, buscando que tudo seja sempre perfeito.

Um dia essa adolescente acorda e percebe que virou um urso panda – vermelho. Sem saber direito o que estava acontecendo, ela descobre que esse panda é ativado quando fica muito irritada ou muito empolgada.

O urso panda faz uma metáfora com as mudanças hormonais da puberdade, o momento confuso de transformações no corpo e de novas sensações.

A personagem do filme tenta se achar nessa nova fase da vida, de forma a querer encontrar a sua personalidade e ser aceita pela mãe.

A mensagem do filme é útil para os pais, crianças e adolescentes. Mostram que os pais precisam aceitar o crescimento dos filhos e precisam entender que não mais serão o centro da vida deles. Os filhos precisam de liberdade para terem novas experiências, mas sabendo que os pais irão intervir sempre que necessário.   

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: