Dia Mundial de Combate ao Câncer

Autora: Elizabete Possidente

Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorada todo 8 de abril. 

O objetivo é conscientizar a todos sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer. 

As causas para o inicio do câncer são várias . Existem  fatores externos, como substâncias químicas, radiação e vírus. Existem os fatores internos como hormônios, condições imunológicas e genética. 

No Brasil, também é a segunda doença que mais leva a óbito, em especial o câncer de pele

O Dia Mundial do Combate ao Câncer informa sobre a importância das pessoas devconsultar médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento ou surgimento  dessa doença. 

Os brasileiros celebram ainda o Dia Nacional de Combate ao Câncer em 27 de novembro.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer – INCA, os tipos mais comuns no Brasil são: 

  • câncer de pele
  • câncer de próstata
  • câncer de mama
  • câncer de cólon e reto
  • câncer de pulmão
  • câncer de estômago

Se essa patologia for detectada precocemente costuma haver diversas formas de tratamento eficaz. O câncer não é uma doença única e sim uma complexidade com mais de 200 tipos já identificados.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: