Autora: Elizabete Possidente
RQE (Registro de Qualificação de Especialista) tem grande importância para o médico, que deseja se especializar em alguma área como Psiquiatria, Dermatologia etc. Além do CRM, que comprova a formação do médico como generalista registrado, é necessário possuir o registro profissional que certifica aptidão para exercer uma especialidade.
Para o médico se tornar um especialista ele precisa de experiências e qualificações adicionais, além da aprovação em prova de título ou conclusão de residência médica, que comprova que ele concluiu com sucesso essa formação específica. Quando o médico passa pelo curso de residência médica ou obtém aprovação na prova da especialidade desejada ele automaticamente o RQE pelo CRM. Por exemplo, caso o médico não tenha cursado uma residência médica e tenha realizado um curso de pós-graduação, ele não tem o direito de ser chamado de especialista. Para isso, além do curso, ele precisa passar na prova de especialista, só então tem direito ao título e ao registro do seu RQE.
Para saber se o médico possui regularmente o título que ele afirma ter (se ele está devidamente cadastrado como especialista na área em que atua) basta acessar o site do Conselho Regional de Medicina no endereço https://www.cremerj.org.br/ e usar a opção ´Encontre Médico / Empresa`, preenchendo com o CRM do médico. Lá você conseguirá essas informações.

