CRM Alerta Pacientes: Seu Médico Especialista tem RQE?

Autora: Elizabete Possidente

RQE (Registro de Qualificação de Especialista) tem grande importância para o médico, que deseja se especializar em alguma área como Psiquiatria, Dermatologia etc. Além do CRM, que comprova a formação do médico como generalista registrado, é necessário possuir o registro profissional que certifica aptidão para exercer uma especialidade.

Para o médico se tornar um especialista ele precisa de experiências e qualificações adicionais, além da aprovação em prova de título ou conclusão de residência médica, que comprova que ele concluiu com sucesso essa formação específica. Quando o médico passa pelo curso de residência médica ou obtém aprovação na prova da especialidade desejada ele automaticamente o RQE pelo CRM. Por exemplo, caso o médico não tenha cursado uma residência médica e tenha realizado um curso de pós-graduação, ele não tem o direito de ser chamado de especialista. Para isso, além do curso, ele precisa passar na prova de especialista, só então tem direito ao título e ao registro do seu RQE.

Para saber se o médico possui regularmente o título que ele afirma ter (se ele está devidamente cadastrado como especialista na área em que atua) basta acessar o site do Conselho Regional de Medicina no endereço https://www.cremerj.org.br/ e usar a opção ´Encontre Médico / Empresa`, preenchendo com o CRM do médico. Lá você conseguirá essas informações.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: