Autora: Elizabete Possidente

Um cônjuge narcisista é alguém que exibe um padrão de comportamento caracterizado por uma necessidade excessiva de admiração e atenção, um senso grandioso de auto importância, falta de empatia pelos outros e uma tendência a manipular aqueles ao seu redor para obter seus próprios objetivos.

Quando se trata do comportamento em relação ao filho, ele (ou ela) pode tentar alienar a criança da mãe (ou do pai) por meio de estratégias como falar mal dela (ou dele) para a criança, limitar o tempo que ela passa com o filho, criar situações em que a mãe (ou o pai) é excluída ou rejeitada pelo filho ou até mesmo colocar o filho contra ela (ou ele). Essa prática é conhecida como alienação parental e pode ter um impacto emocional devastador na criança e no relacionamento da mãe (ou do pai) com o filho.

Além disso, um conjugue narcisista pode usar outros meios de controle e manipulação em seu relacionamento conjugal. Ele (ou ela) pode constantemente criticá-la (o) e diminuí-la (o), fazendo com que ela (ou ele) se sinta insegura (o) e sem valor, culpar o outro  por seus próprios problemas e erros, e manipular situações para que ele (ou ela) esteja sempre no controle.

Essas táticas podem levar a uma dinâmica muito disfuncional e tóxica no relacionamento e podem ser extremamente prejudiciais para todos os envolvidos. É importante que a esposa (ou marido) reconheça esses comportamentos e procure ajuda profissional para lidar com a situação de forma saudável e construtiva.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: