Autora: Elizabete Possidente

A síndrome de resistência à insulina é uma situação em que o corpo não responde adequadamente à insulina produzida pelo pâncreas, o que pode levar a um aumento dos níveis de glicose no sangue e, eventualmente, ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Além disso, a resistência à insulina tem sido associada a vários doenças psiquiátricas, incluindo depressão, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, transtorno bipolar e esquizofrenia.

Pesquisas sugerem que a resistência à insulina pode afetar o funcionamento do cérebro e a regulação do humor. Por exemplo, um estudo publicado na revista “Psychoneuroendocrinology” em 2016 descobriu que a resistência à insulina estava associada a um maior risco de depressão em jovens.

Além disso, a resistência à insulina também pode afetar a produção de certos hormônios cerebrais, como a serotonina e a dopamina, que estão envolvidos na regulação do humor e do comportamento.

Portanto, é importante que os profissionais de saúde mental estejam cientes dos potenciais efeitos da resistência à insulina sobre a saúde mental e considerem a possibilidade de investigar a resistência à insulina em pacientes com transtornos psiquiátricos. O tratamento da resistência à insulina pode ajudar a melhorar a saúde mental desses pacientes.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: