Autora: Elizabete Possidente

A compulsão alimentar e a síndrome de resistência à insulina são duas situações distintas, mas que podem estar associadas  em alguns casos. A seguir, apresento as principais características de cada uma dessas situações:

Compulsão alimentar:

  • É caracterizada por episódios recorrentes em que uma pessoa come uma grande quantidade de comida em um curto período e sente uma falta de controle sobre o que está comendo.
  • A compulsão alimentar está frequentemente associada a sentimento de culpa e vergonha e pode levar a obesidade, diabetes , doenças cardiovasculares e diversas outras patologias clínicas.
  • A compulsão alimentar é um transtorno alimentar reconhecido e deve ser diagnosticada e tratada por uma equipe multidisciplinar com psiquiatra, psicólogo, nutricionista e endocrinologista.

Síndrome de resistência à insulina:

  • É uma condição metabólica em que o corpo não responde adequadamente à insulina, o que pode levar a elevação de glicose no sangue e a um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 e outras doenças.
  • A síndrome de resistência à insulina pode ser diagnosticada por um profissional de saúde com base em testes de laboratório, tais como glicose em jejum, a hemoglobina glicada (HbA1c) e outros marcadores.

Embora a compulsão alimentar e a síndrome de resistência à insulina sejam condições diferentes, elas podem estar relacionadas em alguns casos. A compulsão alimentar pode levar a um consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos e açúcares, o que pode piorar a resistência à insulina e aumentar o risco de diabetes. Por outro lado, a resistência à insulina pode causar desequilíbrios hormonais que podem contribuir para a compulsão alimentar.

Assim, é importante consultar um profissional de saúde para avaliar a presença de qualquer uma dessas condições e determinar o melhor tratamento para cada caso. Um tratamento bem-sucedido pode envolver mudanças na alimentação, exercícios físicos e medicação, dependendo do diagnóstico.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: