Autora: Elizabete Possidente

A pedido de alguns pacientes que têm me procurado com quadros depressivos, ansiosos e de baixa autoestima, muitas vezes reforçados por estarem casadas com um narcisista, não é correto afirmar que todos os maridos ou esposas narcisistas não gostam de trabalhar. O narcisismo é um distúrbio de personalidade que se caracteriza por um senso exagerado de auto importância, falta de empatia pelos outros e uma tendência a explorar e manipular aqueles ao seu redor para obter seus próprios objetivos.

Algumas pessoas com narcisismo podem ter um forte desejo por status, prestígio e poder, e podem trabalhar arduamente para alcançar esses objetivos. No entanto, outras pessoas com esse distúrbio  podem ser menos motivadas a trabalhar e podem buscar outras formas de obter o que desejam, como manipulação e exploração.

Além disso, um marido ou esposa narcisista pode esperar que seu parceiro atenda a todas as suas necessidades e desejos, incluindo financeiros. Eles podem esperar que o parceiro trabalhe duro para ganhar dinheiro e sustentar o estilo de vida que desejam, enquanto eles mesmos não trabalham ou contribuem de forma significativa para a renda do casal.

Em alguns casos, o narcisismo pode levar à preguiça, pois o indivíduo pode acreditar que é merecedor de tudo sem ter que trabalhar duro para obtê-lo. Eles podem ter uma visão grandiosa de si mesmos e se recusar a fazer trabalhos considerados abaixo de sua posição social.

No entanto, é importante lembrar que cada indivíduo com narcisismo é único e pode apresentar diferentes comportamentos em relação ao trabalho e outros aspectos da vida. É possível encontrar maridos ou esposas narcisistas que trabalham arduamente, assim como outros que não têm motivação para trabalhar. Realizar uma análise psicológica pode ajudar a entender o comportamento de um narcisista

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: