Autora: Elizabete Possidente
A série Dirty John é baseada em histórias reais de relacionamentos tóxicos e abusivos, que envolvem indivíduos com personalidades narcisistas. A primeira temporada da série conta a história de Debra Newell, uma mulher de negócios bem-sucedida, que se envolve com John Meehan, um homem charmoso que esconde sua verdadeira personalidade narcisista.
Ao longo da primeira temporada, vemos como John manipula e controla Debra, levando-a a se casar com ele e acreditando em suas mentiras sobre ser um médico de sucesso e um ex-militar corajoso. No entanto, a verdadeira natureza de John é revelada, quando Debra descobre suas mentiras e trama um plano para se livrar dele.
Na segunda temporada da série, intitulada “Dirty John: The Betty Broderick Story”, a história é sobre a relação entre Betty Broderick e seu marido, Dan Broderick, um advogado bem-sucedido. Betty é retratada como uma esposa dedicada e mãe de quatro filhos, que se esforça para apoiar o sucesso de seu marido, enquanto ele a despreza e a trai com uma mulher mais jovem. O comportamento narcisista de Dan leva a um divórcio conturbado e um final trágico.
A personalidade narcisista é um traço de personalidade caracterizado por um senso de grandiosidade, falta de empatia e necessidade constante de admiração e atenção. As duas temporadas da série exploram como essa personalidade pode ser usada para manipular e controlar outras pessoas em relacionamentos íntimos. A série também destaca a importância de reconhecer os sinais de alerta em um parceiro narcisista e se proteger de ser vítima de abuso psicológico.