Autores: Elizabete Possidente e Giuliana Possidente
No estudo transversal “A associação entre o uso de smartphones e a distorção da imagem corporal entre adolescentes e o efeito das redes sociais”, publicado no Congresso Europeu de Psiquiatria de 25 a 28 de março de 2023 em Paris, foi demonstrado que há uma relação entre o tempo e o propósito do uso de smartphones e a distorção da imagem corporal, conforme indicado pelo comportamento de controle do peso, mesmo em indivíduos que não são obesos.
Participaram do estudo 62.276 estudantes, divididos em quatro grupos de acordo com o tempo diário de uso de smartphones: menos de uma hora, entre uma e duas horas, entre três e quatro horas e mais de cinco horas. Os estudantes também foram subdivididos em dois grupos: o grupo que utilizava principalmente as redes sociais e o grupo que utilizava o smartphone principalmente para outras finalidades que não as redes sociais.
A distorção da imagem corporal foi medida pela intenção de perder peso nos últimos 30 dias, mesmo não sendo obeso (IMC < percentil 95). O comportamento inadequado de controle de peso foi classificado pela ocorrência de jejum por pelo menos 24 horas, uso de pílulas dietéticas de venda livre, uso de laxantes ou diuréticos, vômitos e consumo de apenas um tipo de alimento.
A pesquisa revelou que o tempo de uso de smartphone está fortemente associado à distorção da imagem corporal e ao comportamento inadequado de controle do peso em ambos os sexos e especialmente nas adolescentes do sexo feminino. A associação entre comportamento inadequado de controle do peso e o tempo de uso de smartphone foi significativa apenas entre os adolescentes do sexo masculino que usavam o smartphone por mais de cinco horas por dia.
A relação entre comportamento inadequado de controle de peso e tempo de uso de smartphone também foi relevante entre adolescentes que não eram obesos, sendo mais comum naqueles que utilizavam o smartphone principalmente para as redes sociais.
O estudo concluiu que o uso excessivo de smartphones e redes sociais está associado à distorção da imagem corporal e ao comportamento inadequado de controle de peso em adolescentes. É fundamental reduzir o uso excessivo de smartphones e conscientizar pais e adolescentes sobre os riscos associados a esse comportamento.
