Refletindo Sobre o Papel dos Pais

Saiu na Revista O Globo de 6 de março de 2016, na sessão colunista convidado, a reportagem “A Reinvenção do Pai” com a psicanalista Malvine Zalcberg.

Malvine disserta sobre as atitudes dos pais hoje em dia em relação ao comportamento dos filhos, a partir de uma noticia recente, em que jovens alunas de escolas tradicionais de São Paulo e Porto Alegre, inconformadas com a proibição de usar shorts durante as aulas, protestaram através de abaixo assinado e redes sociais. A diretora da escola explicou que o colégio tem regras e que tantos meninos e meninas só podem usar bermudas na altura do joelho.

Está ai a palavra chave: REGRAS. Porque hoje em dia os jovens têm tanta dificuldade em seguir regras?

No passado, na época em que eu era aluna do ensino medio, achava horroroso usar uniforme mas seguia as regras. O que mudou da minha época de jovem para hoje é que existiam pais, no sentido da figura responsável em impor limites necessários para o meu crescimento e desenvolvimento como pessoa. Esses pais eram educadores, mesmo correndo o risco de cometer erros ou excessos. Sabia que a Sociedade era fornada de regras e hierarquia que começava dentro de casa. Todos os jovens reclamavam dos pais, mas os amavam, e entendiam essa necessidade com o passar dos anos.

Hoje os pais querem sempre parecer mais jovens e amigos dos filhos. Com isso, tentam agradar ao máximo, sem ensinar os limites, por medo de não serem amados pelos filhos. As crianças crescem achando que a sociedade funciona como dentro de casa,. acreditam que devem aceitar apenas o que gostam. Devem discutir regras porque fazem isso com os pais o tempo todo. A discussão é sadia, porém a responsabilidade da palavra final é dos pais, independente do quão antipática possa parecer essa decisão. Amigos ele vai encontrar na escola, faculdade e eventos sociais, pai e mãe ele precisa ter em casa.

Para essa reflexão sugiro também a leitura no blog dos seguintes artigos.

A necessidade de não premiar comportamento ruim de seu filho (publicado em 26/1/15)
Como criar as crianças sem deixá las mimadas (publicado em 30/04/14)
Seu filho precisa mesmo ser feliz? (publicado em 28/4/14)
A importância de deixar os filhos terem frustrações (publicado em 20/1/13)
Como definir limites para adolescentes (publicado em 8/11/11)
Como definir limites em nossas crianças no mundo de hoje (publicado em 7/11/11)

Se junte à conversa

2 comentários

  1. Fundamental os pais…. Não podemos ser comparados a amigos….. Até pq somos mais….. Tecemos elogios sempre, mas criticamos e colocamos de castigo também…. Seremos marcados apenas pelos castigos e broncas, mas quando ficarem mais velhos, perceberão como foi preciso…. Afinal, somos país…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: