Um estudo da Universidade de Chicago mostra que a privação do sono tem relação direta com o ganho de peso. Esse efeito teria mecanismo semelhante ao efeito causador do aumento de apetite dos usuários de maconha (popularmente conhecido como “larica”).
A autora desse estudo revela que a privação do sono pode aumentar os níveis de endocanabinoiide 2- araquidonoilglicerol, que aumenta o desejo de ingestão de alimentos.Essas pessoas tem um pico dos níveis dessa substancia entre 14h e 21h. Por isso, aumenta a vontade de fazer os “lanchinho da noite”.
Essa associação privação de sono e ganho de peso é de grande relevância clinica porque no mundo atual percebemos que cada vez mais se dorme menos e cada vez mais se luta contra a balança. Existe outra preocupação complementar nessa descoberta:. sabemos também que a população dorme menos porque se distrai com produtos eletrônicos. Esses aparelhos estimulam o cérebro, levando a uma alteração do relógio biológico, agravando ainda mais a associação privação de sono e obesidade.A privação do sono é mais grave ainda na população jovem, que já sofre essas ações a nível cerebral desde pequenos
Deve ser informado á população geral sobre a importância de uma boa noite de sono como preventivo a uma série de doenças, incluída a obesidade..
Sugiro a leitura nesse blog dos seguintes artigos.
– Sono ruim aumenta risco de doença cardiovascular publicado em 1/11/15
– Tratamento não medicamentoso da Insônia em 13/01/12
– Importância do sono das crianças publicado em 1/11/15
– Insônia em 18/3/11
– Dormir mal em 3/4/11
– Ler no computador a noite no escuro aumenta depressão em 22/08/12
– Meu filho precisa dormir sempre no mesmo horário em 12/12/14
– Compulsão alimentar e Síndrome alimentar noturna em 27/03/ 11
Veja também o link publicado no O Globo sobre essa pesquisa.