Poucas horas de sono leva a ganho de peso

Um estudo da Universidade de Chicago mostra que a privação do sono tem relação direta com o ganho de peso. Esse efeito teria mecanismo semelhante ao efeito causador do aumento de apetite dos usuários de maconha (popularmente conhecido como “larica”).
 
A autora desse estudo revela que a privação do sono pode aumentar os níveis de endocanabinoiide 2- araquidonoilglicerol, que aumenta o desejo de ingestão de alimentos.Essas pessoas tem um pico dos níveis dessa substancia entre 14h e 21h. Por isso, aumenta a vontade de fazer os “lanchinho da noite”.
 
Essa associação privação de sono e  ganho de peso é de grande relevância clinica porque no mundo atual percebemos que cada vez mais se dorme menos e cada vez mais se luta contra a balança. Existe outra preocupação complementar nessa descoberta:. sabemos também que a população dorme menos porque se distrai com produtos eletrônicos. Esses aparelhos estimulam o cérebro, levando a uma alteração do relógio biológico, agravando ainda mais a associação privação de sono e obesidade.A privação do sono é mais grave ainda na população jovem, que já sofre essas ações a nível cerebral desde pequenos
 
Deve ser informado á população geral sobre a importância de uma boa noite de sono como preventivo a uma série de doenças, incluída a obesidade..
 
Sugiro a leitura nesse blog dos seguintes artigos.
 
Importância do sono das crianças publicado em 1/11/15
Insônia em 18/3/11
Dormir mal em 3/4/11
Veja também o link publicado no O Globo sobre essa pesquisa.
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: