Palavras cruzadas e Soduku são mais que um passatempo por fazerem bem ao seu cérebro. O hábito de fazer palavras cruzadas ativa as áreas da linguagem e da memória verbal.
A memória verbal é o vocabulário que aprendemos ao longo da vida. Sendo que tem algumas palavras que não utilizamos no cotidiano e a palavra cruzada pode auxiliar no acesso a essas palavras. Com isso, o passatempo faz com que esse vocabulário continue ativo.
A Universidade de Exeter, na Inglaterra, divulgou um estudo realizado com mais de 19 mil voluntários e recebeu o nome Protect. Resultou que o hábito de realizar passatempos que envolvem palavras cruzadas ou números (como o clássico Sudoku) ajudam a deixar o cérebro em bom funcionamento em pessoas de qualquer idade.
Os participantes foram convidados a responder sobre o número de vezes que tinham contato com palavras cruzadas e jogos envolvendo números. Depois eram desafiados a resolver questões que envolviam cognição.
O resultado foi que os que responderam de maneira positiva ao hábito de utilizar esses passatempos no seu cotidiano
se saíram melhor nas tarefas de memória, atenção e raciocínio.
Outro fato desses estudo é que aqueles que regularmente usavam passatempos do gênero tinham funções cognitivas parecidas com às pessoas com menos de 10 anos da sua idade cronológica em relação a tarefas que exigem memória curta.
