Palavra cruzada : passatempo ou exercício de memória?

Palavras cruzadas e Soduku são mais que um passatempo por fazerem bem ao seu cérebro. O hábito de fazer palavras cruzadas ativa as áreas da linguagem e da memória verbal.

A memória verbal é o vocabulário que aprendemos ao longo da vida. Sendo que tem algumas palavras que não utilizamos no cotidiano e a palavra cruzada pode auxiliar no acesso a essas palavras. Com isso, o passatempo faz com que esse vocabulário continue ativo.

A Universidade de Exeter, na Inglaterra, divulgou um estudo realizado com mais de 19 mil voluntários e recebeu o nome Protect. Resultou que o hábito de realizar passatempos que envolvem palavras cruzadas ou números (como o clássico Sudoku) ajudam a deixar o cérebro em bom funcionamento em pessoas de qualquer idade.

Os participantes foram convidados a responder sobre o número de vezes que tinham contato com palavras cruzadas e jogos envolvendo números. Depois eram desafiados a resolver questões que envolviam cognição.

O resultado foi que os que responderam de maneira positiva ao hábito de utilizar esses passatempos no seu cotidiano

se saíram melhor nas tarefas de memória, atenção e raciocínio.

Outro fato desses estudo é que aqueles que regularmente usavam passatempos do gênero tinham funções cognitivas parecidas com às pessoas com menos de 10 anos da sua idade cronológica em relação a tarefas que exigem memória curta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: