Dia mundial da saúde mental 2020 – ação pela saúde mental: vamos investir

Todo dia 10 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. É o dia que há divulgação e conscientização da importância da saúde mental em todo o mundo. A cada ano um tema é escolhido para que se tenha debates e estratégias voltadas a valorização e redução do preconceito.

O tema desse ano é: “ação pela saúde mental: vamos investir”.

Tema de muita relevância para todos nós que vivemos as consequências da pandemia pelo SARS Covid -2.

Além de diversos estressores que todos já enfrentamos no nosso cotidiano, cresceram dificuldades causadas pela pandemia.

Cada indivíduo desse planeta está enfrentando as consequências dessa pandemia, como: a sobrecarga de trabalho e a sensação de impotência dos profissionais de saúde diante de muitos doentes, desemprego, falência de empresas, isolamento social, afastamento das pessoas queridas, não acompanhar familiar em internação e até no velório, mortes de amigos, medo de adoecer, medo de morrer quando contaminado, obrigatoriedade na aquisição de novos hábitos ( uso de máscaras, home office, aulas online, limpar compras com álcool gel, etc.), aumento da ingestão de álcool e outras substâncias , a incerteza da vacina e do futuro.

A campanha tem como objetivo aumentar significativamente o apoio às necessidades de saúde mental nos próximos meses, é mais importante que nunca.

Por isso, a campanha do Dia Mundial da Saúde Mental de 2020 tem como objetivo aumentar os investimentos em favor de saúde mental pelos nossos governantes e por cada um de nós.

Você está investindo na sua saúde mental? Lembre-se: não há saúde física sem saúde mental.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Se junte à conversa

1 comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: