Transtorno do Espectro Autista (TEA): “ Fala, Maria”

Recomendo a leitura da história em quadrinho “Fala, Maria” do autor mexicano Bef (Bernardo Fernández). O autor Bef faz um relato auto biográfico sobre diversos anos de convivência com a sua ex esposa e a sua filha Maria no aprendizado do cotidiano com o Transtorno do Espectro Autista.

Mostra a negação inicial dele e da mãe de reconhecer os sinais do autismo de Maria. Precisou um profissional da escola pontuar que havia algo diferente e que o atraso na fala não era normal.

Buscaram avaliação e depois de descartar outras possibilidades receberam o diagnóstico de autismo de Maria.

Ele demonstrou toda a vulnerabilidade envolvida do momento de uma forma muito sincera e que percebemos nos pais de pacientes nos consultórios de Psiquiatria infantil e de Neuropediatria.

Teve a sensibilidade de confessar que chegou a buscar profissional charlatão na busca de ilusão.

Ele descreve todas as fases de investimento em aprender sobre o autismo e a sua evolução com o tratamento multisciplinar do quadro de sua Maria.

Relata de uma forma bem realista todas as etapas desse convívio desde as suas crises de choro, impacto no casamento e aceitação do autismo da filha.

Gosto muito dessa HQ e utilizo como material de consultório para os pais compreenderem melhor o que é ser pais de um autista.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: