O vício em jogos eletrônicos vem crescendo muito em todo o mundo. Isto se deve à disponibilidade de acesso (24 horas ao dia) que existe atualmente e a facilidade de não ser necessário sair de casa para jogar.

O vício em games é chamado de “gaming disorder” e é reconhecido como uma doença pela Organização Mundial de Saúde. A 11ª edição da Classificação Diagnóstica Internacional de Doenças, o CID 11 já inclui essa patologia e entrará em vigor a partir do dia 1 de janeiro de 2022.  

O jogador compulsivo de jogos eletrônicos é definido como um padrão de comportamento em que há perda de controle sobre o tempo de jogo, a prioridade dada à atividade em detrimento de outras tarefas e manter o vício apesar de consequências negativas associadas a ele.

A Entertainment Software Association estima que 2,6 bilhões de pessoas no mundo jogam games eletrônicos. A Associação Americana de Psiquiatria calcula que cerca de 1% da população mundial já sofre com esse vício.

Estão mais vulneráveis a dependência em jogos eletrônicos aqueles que iniciaram nos jogos na adolescência, do sexo masculino, deprimidos, ansiosos e de baixa autoestima. Essas pessoas se sentem validadas quando conseguem passar a fase do jogo, é como se o jogo dissesse como ele é incrível.

O tratamento consiste em tratamento psicoterápico cognitivo comportamental e psiquiátrico com uso de drogas psicoativas (especialmente antidepressivos). Também é recomendado o grupo de autoajuda para o dependente e o familiar.

Recentemente o Computer Gamaing Addicts Anonymous (CGAA) chegou no Brasil com duas reuniões semanais pelo zoom. Está previsto encontros presenciais ainda este ano no Rio de Janeiro.  

O CGAA foi formado nos Estado Unidos em 2004, quando um grupo de jogadores compulsivos compartilharam num fórum como os jogos estavam atrapalhando as suas vidas. Durante esses anos foram percebendo que essa ajuda mútua fazia bem. Trocavam dicas para reduzir ou suspender o uso dos jogos eletrônicos. Assim como, auxílio no manejo da ansiedade e dos sintomas de abstinência e do controle dos gatilhos.

 Em 2014 os membros do CGAA decidiram que adaptariam os 12 passos dos Alcoólicos Anônimos (AA) que é baseado no reconhecimento do vício e dos prejuízos causados por ele. Atualmente, o grupo ocorre em diversas partes do mundo, com reuniões on line em inglês, português, espanhol, alemão e russo.

Fique atento alguns sinais que indicam dependência:

– Jogar mais tempo que o razoável com prejuízo nas outras atividades

– A pessoa  não consegue parar para comer ou até esquece de comer.

– Problemas no rendimento escolar ou profissional.

– Aumento nos conflitos familiares

– Não consegue colocar limites no tempo ou na frequência.

– Se afasta das pessoas ou cancela compromissos para jogar.

– Negligencia os cuidados de higiene pessoal para não deixar de jogar.

– Diminuição do tempo de sono

– Irritabilidade quando fica afastado do jogo (sinal de abstinência)

Se você se identificou é tentar diminuir a dose do game e aumentar o impacto positivo de outras atividades que anteriormente gostava no dia a dia, para que o jogo vá perdendo a importância. Se não está conseguindo busque ajuda.  

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: