A insônia está cada vez mais frequente em meus pacientes.
Ao deparar com essa queixa alguns aspectos são importantes na avaliação do melhor tratamento para esse paciente que sofre de insônia. Os mais importantes na avaliação da insônia são (inicial, gradual ou repentina).
Sintomas:
•Sono não reparador.
•Dificuldade para iniciar o sono.
•Despertares noturnos (Número e tempo dos despertares noturnos).
•Despertar precoce.
Duração: Dias, semanas, meses ou até anos.
Circunstâncias:
•Fatores estressores.
•Uso de álcool ou outras drogas.
•Alterações na saúde.
•Mudanças estilo de vida.
•Mudanças para trabalho por turno.
Condições do pré-sono:
•Ambiente do quarto.
•Alimentação prévia.
•Atividade pré sono com eletrônicos.
•Emocional pré-sono: preocupação se vai ou não dormir, aborrecimentos.
Condições do sono:
•Dorme e acorda no mesmo horário.
•Vai para a cama com sono.
•O que faz quando desperta na noite (come, vai ao banheiro, mexe no celular).
Condições do dia:
•Cansaço / sonolência.
•Memória / atenção.
•Mudanças de humor.
•Prolonga tempo na cama ao acordar, se utiliza de “soneca” do alarme.
•Cochilos durante o dia.
•Rotina de acordar no mesmo horário.
•Medicamentos em horários regulares.
•Padrão alimentar à noite.
•Atividade física regular de dia ou à noite.
•Banho de sol.
Uso de Substâncias:
•Medicamentos prescritos por balconista ou amigos.
•Medicamentos prescritos por médico após avaliação da insônia.
Com uma trajetória multifacetada e dedicada à saúde mental, sou uma médica psiquiatra, cuja jornada profissional é marcada por conquistas e contribuições significativas. Formei-me em Medicina em 1994 e desde então tenho me destacado em diversas áreas da psiquiatria.
Minha jornada acadêmica inclui uma residência no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, onde aprimorei minhas habilidades e conhecimentos de 1995 a 1996. Prosseguindo em minha formação, obtive o título de Mestre pelo Departamento de Psiquiatria do mesmo instituto, entre os anos de 1997 e 1999, consolidando-me como uma profissional especializada e comprometida com a excelência em minha área de atuação.
Ao longo de minha carreira, desempenhei papéis fundamentais em diferentes instituições e contextos. Como supervisora de psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, contribuí para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas voltadas à saúde mental. Minha expertise como médica perita em psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho e posteriormente na Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça evidencia meu compromisso com a justiça e o bem-estar dos pacientes.
Além disso, atuei como médica psiquiatra e perita em psiquiatria pelo Ministério da Defesa, tanto no Hospital Central do Exército quanto pela Auditoria Militar, onde minha competência e dedicação foram reconhecidas e valorizadas.
Minha influência na comunidade médica estende-se também ao âmbito acadêmico, com participação ativa em congressos nacionais e internacionais, onde compartilho meu conhecimento e experiência com outros profissionais da área. Como autora do livro "Para Pais e Mães Preocupados: Cuidando da Saúde Mental dos Pequenos", publicado pela editora Viseu, demonstro meu compromisso em disseminar informações relevantes e acessíveis sobre saúde mental para um público amplo.
Com uma sólida base acadêmica, vasta experiência prática e um compromisso contínuo com a atualização e aprimoramento profissional, sou uma referência respeitada na área da psiquiatria, dedicada a promover o bem-estar e a qualidade de vida de meus pacientes e da comunidade em geral.
View more posts