Autora: Elizabete Possidente

A Síndrome de Burnout foi oficializada recentemente pela OMS na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que entrou em vigência em 1º de janeiro de 2022.

Anteriormente a Síndrome de Burnout consistia no código Z73.0 no CID – 10, ou seja, era uma enfermidade ocupacional e não era uma condição médica. 

Na CID-11 ele muda para o código QD85 e é explicado mais minuciosamente como “Síndrome conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso. Burnout refere-se especificamente a fenômenos no contexto ocupacional e não deve ser aplicado para descrever experiências em outras áreas da vida”.

Na CID 11 essa síndrome está num capítulo específico que aborda problemas associados ou gerados pelo emprego e/ou desemprego. Não está no capítulo de transtornos mentais, de neurodesenvolvimento ou comportamentais.

Portanto, para a OMS (Organização Mundial da Saúde), a síndrome de burnout é resultado de um estresse crônico no local de trabalho que a pessoa não administrou devidamente. 

Todos os sintomas são apostos na área profissional, ou seja, somente se enquadram no ambiente trabalhista.

Publiquei no site um post explicando como identificar os sintomas e algumas informações do tratamento da Síndrome de Burnout. 

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: