Autores: Elizabete Possidente e Giuliana Possidente

Crianças com TDAH ficam enfadadas facilmente e precisam de algumas medidas um pouco menos rígida.

Algumas dicas podem auxiliar no aprendizado das crianças com TDAH:

• A criança deve sentar-se próximo aos professores na primeira fileira, sempre que possível.

• Manter a criança de frente para o quadro e com os colegas fora de vista durante as aulas.

•Cerque a criança com alunos interessados no estudo para servir de modelo.

• Incentive que todos tirem dúvidas. Assim poderá ter noção do entendimento da matéria da criança com TDAH.

• Evite elementos distratores, como sentar perto de janelas e portas. Não permitir o celular durante as aulas para todos.

.Ter um relógio a vista na sala para que o aluno visualize quanto tempo resta para terminar um dever, uma avaliação ou a aula.

•A maioria das crianças com TDAH não se adaptam bem com mudanças. Evite alterações no cronograma do dia.

•Tenha uma tabela de horários de fácil visualização para que a criança possa acompanhar as atividades do dia.

•Durante as instruções orais mantenha contato visual com os alunos.

•As instruções devem ser ditas de forma clara, curta e direta. Evite comandos múltiplos.

• Verifique se a criança compreendeu a atividade antes de iniciar a tarefa.

• Repita quando preciso,de forma tranquila. Voz muito alta ou irritada chamará a atenção da criança com TDAH para o tom da voz e não para o conteúdo do que está sendo falado.

•Cobre uma tarefa de cada vez.

. A aula precisa ser dinâmica.

. Faça perguntas durante a aula. Por exemplo, faça algumas questões no início da aula, como um desafio para encontrarem a resposta no assunto da aula. Pode ainda motivar com algum benefício como incentivo a atenção de conteúdo mais densos.

. Regras e limites precisam estar estabelecidos desde o primeiro dia de aula. Crianças com TDAH têm dificuldade de ter noção de limites.

• Se necessário algumas tarefas precisam ser adaptadas para criança com TDAH e não chamar a atenção dos demais para essa situação.

. Se necessário tempo adicional para realizações das avaliações em sala,seja trabalhos, testes ou provas.

. Não se esqueça que crianças com TDAH são frustradas facilmente e podem levar a um descontrole emocional que irá conturbar todo o grupo. Devem estar atentos a evitar um crescente nessa situação.

Os educadores devem conhecer a patologia TDAH. Não basta só receber o relatório do médico. Precisa saber que a patologia não se trata apenas de desatenção e hiperatividade, mas também de problemas de função executiva, memória de trabalho, memória operacional não verbal, atenção sustentada, atenção plena, desregulação emocional etc

Também deve estar atento se a criança mantém o tratamento terapêutico e/ou medicamentoso de forma regular para estabilidade clínica. Infelizmente muitos pais levam a criança para uma única consulta para buscar o laudo para documentar na escola apenas.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: