Autora: Elizabete Possidente
O psiquiatra Irvin Yalom dedicou a sua carreira a atender pacientes e a escrever livros sobre terapia, ansiedade e luto. Marilyn Yalom é escritora, pesquisadora e historiadora norte – americana.
Eles compartilham uma vida juntos de 65 anos de casamento e a pedido dela escrevem o livro Uma Questão de Vida e morte: Amor, Perda e o que Realmente Importa.
Nesta obra redigem a realidade do diagnóstico de uma doença terminal de Marilyn. Eles alternam a autoria dos capítulos.
Ela tem consciência que morrerá em breve. Ela descreve como foi se preparando para a morte. A sua despedida gradativamente de livros, amigos, livros, amigos, dos filhos, dos netos e de seu marido.
Ele apesar de sua vasta experiência mostra como é difícil esse momento. Ele em diversos momentos sofre tanto que acaba negando ou se esquecendo de muitos momentos que são lembrados pelos filhos. Com a ajuda da própria esposa ele tenta se preparar para a morte dela, a perda de seu grande amor. Ele, muito emocionado, narra situações do cotidiano do casal com a doença e a sua vontade de querer continuar viver ao seu lado.
Ambos abordam intimidade, amor, medos e o luto. Este é um livro que retrata a importância de valorizar o tempo juntos, o significado de viver e morrer bem.