Autora: Elizabete Possidente e Giuliana Possidente

O TDAH é um distúrbio neurobiológico que acomete cerca de 5 a 7% da população mundial.

 O diagnóstico do TDAH é feito pela clínica/anamnese, ou seja, pelas queixas descritas pelos pacientes, professores, cuidadores e pais.

 Não há auxílio de exames complementares como, testagem neuropsicológica, ressonância magnética, mapeamento cerebral, eletroencefalograma, Spect, entre outros.

Quando o médico psiquiatra ou neurologista solicita esses exames é para descartar outras comorbidades que podem estar associados ao quadro de TDAH. Sabemos que cerca de 70% dos pacientes desenvolvem outra comorbidade psiquiátrica e que na maioria das vezes é essa patologia que leva a busca de avaliação clínica.

O TDAH pode se manifestar de diversas formas ao longo das diferentes fases da vida. Segue em anexo apostila desenvolvida pelo laboratório Takeda para divulgação do tema.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: