Autora: Elizabete Possidente
O Covid – 19 aumenta risco de distúrbios psiquiátricos em 25%, o que não ocorre com outras infecções respiratórias é o que foi demonstrado em um estudo da Universidade de Oregon.
Esse estudo americano foi publicado na revista World Psychiatry. Os autores analisaram informações de 46.610 pessoas do National Covid Cohort Collaborative.
Desse total, um grupo foi testado positivo para COVID-19, enquanto outro grupo testaram positivo para outra infecção respiratória.
Os diagnósticos psiquiátricos ocorreram em 2 momentos: de 21 a 120 dias e de 120 a 365 dias após resultado positivo do teste. Todos os pacientes não tinham apresentado Covid antes.
Os resultados foram que 3,8% dos pacientes com COVID-19 desenvolveram algum distúrbio psiquiátrico, em comparação a 3 % dos pacientes com outras infecções. Isso equivale que há um risco relativo de aumento de 25% de ter algum transtorno psiquiátrico após Covid.
Nesse estudo temos resultado similar a diversas outras pesquisas já realizadas no mundo.
É um alerta para que pacientes e profissionais de saúde estejam atentos a avaliar o estado de saúde psíquico nos pós recuperamos de Covid.