Autora: Elizabete Possidente

A dependência do álcool afeta a vida do indivíduo e da família. O tratamento do paciente com dependência de álcool é preciso ser multidisciplinar e a família precisa ser envolvida.

A avaliação do paciente abrange diversos profissionais e que precisam avaliar os padrões de comportamento, cognição e social que levam ao uso do álcool. Esse tratamento ocorre por um período longo, variando conforme a gravidade da doença.

Sempre a meta é atingir a abstinência, mas pode ser que não consiga ser alcançada logo no início do tratamento. Nesse caso, busca reduzir os danos provocados pelo excesso de álcool.
Observa-se que quando a família e amigos próximos estão envolvidos existe a maior chance desse paciente aderir ao tratamento e de recuperação.

A família é uma peça-chave desse tratamento. Muitas das vezes o paciente se recusa ao tratamento da dependência ao álcool por não se reconhecer doente e, o tratamento é iniciado através da família.  As pessoas próximas ao paciente vão auxiliá-lo a reconhecer os efeitos negativos do álcool e motivá-lo a buscar ajuda.

Em anexo temos uma apostila promovida pelo laboratório Genom dirigido aos familiares para compreender a doença e seus desdobramentos. O objetivo é sensibilizar a família com informações que ajudem a lidar com a dependência do familiar ao álcool e como sensibilizar o paciente para o problema.  

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: