Autora: Elizabete Possidente
A dependência do álcool afeta a vida do indivíduo e da família. O tratamento do paciente com dependência de álcool é preciso ser multidisciplinar e a família precisa ser envolvida.
A avaliação do paciente abrange diversos profissionais e que precisam avaliar os padrões de comportamento, cognição e social que levam ao uso do álcool. Esse tratamento ocorre por um período longo, variando conforme a gravidade da doença.
Sempre a meta é atingir a abstinência, mas pode ser que não consiga ser alcançada logo no início do tratamento. Nesse caso, busca reduzir os danos provocados pelo excesso de álcool.
Observa-se que quando a família e amigos próximos estão envolvidos existe a maior chance desse paciente aderir ao tratamento e de recuperação.
A família é uma peça-chave desse tratamento. Muitas das vezes o paciente se recusa ao tratamento da dependência ao álcool por não se reconhecer doente e, o tratamento é iniciado através da família. As pessoas próximas ao paciente vão auxiliá-lo a reconhecer os efeitos negativos do álcool e motivá-lo a buscar ajuda.
Em anexo temos uma apostila promovida pelo laboratório Genom dirigido aos familiares para compreender a doença e seus desdobramentos. O objetivo é sensibilizar a família com informações que ajudem a lidar com a dependência do familiar ao álcool e como sensibilizar o paciente para o problema.