Setembro Amarelo: Por que devemos falar sobre suicídio?

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, apresentando suas formas de prevenção.
Eu e a neuropsicologa Andrea Silva conversamos sobre o suicídio e o alerta do aumento de mortes por suicídio no Brasil e no mundo.
Falamos de onde surgiu o receio de que falar de suicídio poderia influenciar a outra a cometer ato semelhante?
Como uma publicação de Goethe de 1774 pode estar associado a essa falsa crença? E a ópera de Mozart?
Qual é o impacto na população após o noticiário de mortes por suicídio de famosos na mídia? Como surgiu o Setembro Amarelo? O Por que a fita amarela é o símbolo da campanha? Quando foi que a OMS iniciou a campanha do Setembro Amarelo? Quando o Brasil aderiu a essa campanha? Quais são os fatores de risco para suicídio?
Quais as taxas de Suicídio no mundo e no Brasil?
Quais são as faixas etárias mais comuns?
Quais são os sinais de alerta que devemos ter?
Quais as profissões são mais acometidas por esse tipo de morte?
E muito mais…
A informação é a melhor forma de prevenção. A pessoa que está sofrendo precisa ter noção de que seu sentimento é doença e procurar a ajuda.

Publicado por Elizabete Possidente

Formou -se em Medicina em 1994. Foi médica residente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1995 a 1996. Defendeu Mestrado em 1997 a 1999 pelo Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Durante muitos anos foi supervisora de Psiquiatria pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi médica perita em Psiquiatria no Manicômio Heitor Carrilho pela Vara de Execuções Penais da Secretaria Estadual de Justiça. Foi médica Psiquiatra e perita em Psiquiatria pelo Ministério da Defesa no Hospital Central do Exército e pela Auditoria Militar. Foi médica Psiquiatra e chefe do serviço de Saúde Mental da Policlínica Newton Alves Cardoso. Tem diversos artigos publicados em revistas médicas. Diversos trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Está sempre se atualizando e participando de eventos médicos nacionais e internacionais em Psiquiatria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: